PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Almeirim


Exposição de motivos
1- Combater a Abstenção nas eleições: todos os alunos em Portugal, durante a escolaridade obrigatória, visitem/participem pelo menos uma vez, um órgão/instituição como a Presidência da República, a Assembleia da República, a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Parlamento Europeu e tenham um contacto direto e pessoal com os eleitos pelos cidadãos portugueses.
Nos nossos dias, o sistema educativo em Portugal não quer só alunos com bons resultados escolares. Hoje, pretende-se que os alunos sejam conscientes, ativos, solidários, respeitadores, que protejam o espaço envolvente, que se envolvam nas causas ambientais e sociais, no associativismo, ou seja, em todas as áreas da Cidadania e do mundo envolvente. Na disciplina ou componente de Cidadania e Desenvolvimento, o Domínio das Instituições e Participação Democrática precisa de ser significativo para os jovens e é uma forma de promover os D´s de Abril: Democracia e o Desenvolvimento.
Levar os alunos a conhecer e visitar estes locais é fundamental para combater o a abstenção e o alheamento dos jovens em relação à vida pública e política do país. Para nós isto é “Viver Abril na Educação”
2- Combater a emigração dos Jovens Portugueses através de uma mostra de cursos, de empregos, de empresas, de laboratórios, de centros de investigação, de starups… que sejam esclarecedores e motivadores para os alunos portugueses e que os levem a querer ficar em Portugal.
Mais de 850 mil jovens que têm hoje entre 15 e 39 anos deixaram o país e residem atualmente no exterior, segundo uma estimativa do Observatório da Emigração e 30% dos jovens nascidos em Portugal vivem fora do país (Notícia do Expresso do dia de janeiro). Ora, no final do 9ºano deveria haver um evento que desse a conhecer aos jovens as oportunidades de estudo, trabalho, investigação e inovação no nosso país, que os ajudasse no seu processo de escolha de áreas e cursos de estudo e os motivassem a fazerem as suas carreiras em Portugal. Consideramos que esta medida vai ao encontro de “Viver Abril na Educação” e ajudará a combater o fenómeno da Emigração hoje existente em Portugal, mas que também existiu durante a ditadura, ou seja, antes de 1974.
3 – Todos os alunos até ao 9º ano tenham uma ação de formação de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros.
Um dos domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania é o da Saúde. Propomos que fosse obrigatório em todas as escolas do país, uma vez por ano, uma ação sobre Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros. Consideramos ser importante que todos os alunos adquirissem conhecimentos sobre quais os procedimentos a adotar para se tornarem cidadãos informados, cuidadores, responsáveis e promotores de boas práticas. O conhecimento destes procedimentos visam prestar ajuda ou recuperar a vida de alguém até à chegada de ajuda especializada.


Medidas Propostas
  1. Combater a Abstenção nas eleições.
  2. Combater a emigração dos Jovens Portugueses.
  3. Ação de formação de Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros pelo menos uma vez durante a escolaridade obrigatória.