PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade, Sardoal


Exposição de motivos
Para uma educação plural e participativa consideramos importante a alteração de alguns aspetos em relação ao ensino proporcionado aos jovem em Portugal.
Hoje em dia, os alunos sentem-se sobrecarregados com as inúmeras horas de aulas diárias que enfrentam todas as semanas, impossibilitando uma melhor aprendizagem e consolidação dos conteúdos das diferentes disciplinas. Para além disso, algumas escolas aderiram a novas disciplinas, que, a nosso ver, não são primordiais, o que contribui para o aumento da carga horária, sendo que os conteúdos, que muitas das vezes são lecionados nas diferentes disciplinas, são repetitivos e não essenciais.
Grande parte dos alunos, ao finalizarem a escola, não têm noção de como gerir o seu próprio dinheiro. Atualmente, os jovens não sabem pedir um orçamento, comprar uma casa, entrar na área do trabalho, alugar um carro, etc. A promoção da literacia financeira é de extrema importância para o nosso futuro como cidadãos ativos e empreendedores.
A maioria dos alunos portugueses tem vindo a manifestar-se contra a qualidade, quantidade e variedade da comida disponibilizada aos jovens nas escolas. A oferta de alimentos, nomeadamente as saladas, sopas e frutas, são essenciais para promoção de uma efetiva alimentação saudável nas escolas.


Medidas Propostas
  1. Diminuição da carga horária.
  2. Aprofundamento dos temas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tais como a literacia financeira e outros.
  3. Aumento da diversificação alimentar nas escolas.