PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Cartaxo


Exposição de motivos
Quando nascemos já o 25 de abril tinha acontecido há 35 anos, mas lemos e ouvimos dos nossos avós, as histórias do passado e a descrição das grandes diferenças entre o Portugal de hoje e o dessa época. No ensino essas diferenças são muito significativas, entre uma Escola rígida e fria e a Escola de hoje livre, plural e inclusiva que rompeu com as conceções tradicionais e desatualizadas de ensino e de aprendizagem. Para que nos dias de hoje se possa dar continuidade ao espírito de Abril devemos estar atentos a atitudes não democráticas que possam ocorrer na Educação dos nossos Jovens.
No dia 25 de abril de 2024 vamos comemorar os 50 anos da “Revolução dos Cravos”. O caminho que se abriu na longa barreira da ditadura, não deve ser nunca mais bloqueado. A pluralidade, diversidade, partilha e inclusão, simbolizam trilhos de abril que devemos proporcionar a todos os alunos e principalmente àqueles que têm mais problemas sociais para que possam ter a possibilidade de seguirem o seu caminho enquanto estudantes, futuros cidadãos ativos na sociedade.


Medidas Propostas
  1. Realizar nas Escolas debates sobre a importância da liberdade de expressão em Democracia, para elucidação dos jovens.
  2. Criar gabinetes de apoio especializado na organização escolar, que ajudem com ações pró-sociais, alunos com problemáticas de integração na Escola.
  3. Diversificar/Diferenciar os currículos escolares de modo a integrar alunos segundo as suas aptidões e proporcionar diferentes oportunidades de escolha.