PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Professor João Fernandes Pratas, Samora Correia, Benavente


Exposição de motivos
O Desafio-Problema que mais votos reuniu foi “Ouvir para tod@s incluir”.
Neste seguimento, foram votadas medidas que concorrem para a sua operacionalização,
apresentando-se, abaixo, os argumentos/motivos que consubstanciam as mesmas, adiante
elencadas. 1ª medida : Fomentar o orçamento participativo - O orçamento participativo é um processo com várias etapas que garante aos alunos a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da escola.
Este orçamento pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.
2º medida: Dar voz aos alunos estrangeiros, criando turmas de acolhimento
Nos últimos anos tem-se verificado a entrada em Portugal de um grande número de estrangeiros, sendo uma parte significativa crianças e jovens que ingressam no sistema de ensino português.
Estas turmas de alunos estrangeiros nas escolas públicas que planeamos criar são especialmente para as famílias estrangeiras em Portugal que não têm dinheiro suficiente para colocar filhos nas escolas estrangeiras e são obrigados a coloca-los nas escolas públicas sem condições para os seus filhos aprenderem português.
3º medida: Criar espaços adaptados para alunos com dificuldades (deficiência).
A inclusão escolar é um direito a todos os alunos, independentemente das suas condições físicas ou mentais. A escola deve ser um espaço seguro e acolhedor para todos, e isso inclui a adaptação de práticas pedagógicas para atender as necessidades dos alunos com deficiência.
Para garantir a inclusão dos alunos com deficiência física, é necessário adaptar o ambiente escolar através da instalação de rampas e elevadores para garantir a acessibilidade aos espaços da escola; adaptação das casas de banho para garantir a acessibilidade e autonomia dos alunos com deficiência física; disponibilização de cadeiras de rodas e outros equipamentos de apoio para os alunos que necessitam, em TODAS as escolas do País.


Medidas Propostas
  1. Fomentar o orçamento participativo.
  2. Dar voz aos alunos estrangeiros, criando turmas de acolhimento.
  3. Criar espaços adaptados para alunos com dificuldades (deficiência).