PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Benavente


Exposição de motivos
1 - Atendendo ao crescente número de imigrantes que chegam ao nosso país e, consequentemente, as suas crianças, às nossas escolas é necessário criar condições que promovam a integração e o sucesso destes alunos. Assim é essencial implementar um ano de aprendizagem dedicado, maioritariamente, à língua portuguesa com aulas de PLNM (Português Língua Não Materna), complementado com atividades mais práticas como Educação Física e Artes.

2 - Mais do que uma comemoração da efeméride "25 de Abril", a atividade "Pontes de Abril" pretende trazer para o calendário escolar um conjunto de iniciativas pedagógicas e interdisciplinares nos diferentes ciclos de aprendizagem, assumidas pelos alunos mais velhos, como uma missão para com os mais novos, de lhes levar os valores democráticos da escola atual.



3 - Atualmente, a realidade da maioria das escolas está marcada por um aumento da diversidade cultural e consequentemente da interculturalidade, sendo necessário um maior conhecimento das várias culturas existentes nesse espaço de modo a fomentar o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade, a coesão social e o diálogo.


Medidas Propostas
  1. Implementar um “Ano Zero” para os alunos estrangeiros onde vão aprender a língua portuguesa e ter um currículo diferenciado.
  2. Atividade “Pontes de Abril” entre os alunos do 3.º e do 1.º ciclos levando os valores de Abril aos mais novos.
  3. “Dia Multicultural” com a realização de uma mostra da cultura e costumes dos alunos estrangeiros aos alunos portugueses e vice-versa.