PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Nº 2 de Abrantes


Exposição de motivos
Na medida 1, ao fornecermos aos alunos o conhecimento necessário para conseguirem aplicar o suporte básico de vida e os primeiros socorros,
estamos a preparar os alunos a responderem corretamente em frente a situações de emergência.
Ter a formação necessária para poder aplicar os protocolos inseridos nos primeiros socorros e suporte básico de vida não apenas ensina os jovens a lidar com emergências, que muitas vezes acontecem em contexto escolar, mas também contribui para a segurança da comunidade e a autonomia dos alunos.
Relativamente à medida 2, o sistema educacional português é responsável por promover a aprendizagem da língua portuguesa aos alunos que não têm português como língua materna pois é cada vez mais frequente a presença de comunidades escolares com diversidade cultural.
A finalidade de um curso de português para alunos migrantes seria capacitar os alunos estrangeiros, que desconhecem a totalidade do idioma português, auxiliando-os na comunicação oral e escrita e potencializar a integração dos mesmos no ambiente escolar.
Ao fornecer esta oportunidade, estamos a criar um ambiente escolar mais inclusivo e adaptado às demandas educacionais de alunos provenientes de comunidades migrantes, sendo um passo crucial para a integração de uma educação mais equitativa e globalizante, tal como a revolução do 25 de Abril nos ensinou.
Finalmente, na medida 3, a reformulação pedagógica consiste na mudança das aulas tradicionalmente integradas no ensino português, preenchendo assim a lacuna entre o teórico e o prático, promovendo uma abordagem mais dinâmica e centrada nos alunos.
O objetivo desta medida é, usando como recursos o modelo de ensino híbrido, a aprendizagem baseada em problemas, a gamificação e as saídas escolares, disponibilizando estratégias que estimulem o pensamento crítico dos alunos e a ultrapassagem de obstáculos.


Medidas Propostas
  1. Capacitar crianças e jovens para a cidadania ativa e de solidariedade coletiva, criando um módulo anual teórico-prático em suporte básico de vida e primeiros socorros.
  2. Curso Intensivo de Português Para Alunos Migrantes
  3. Reformulação Pedagógica com alvo em aulas mais convidativas e estimulantes.