PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Marca d´Água


Exposição de motivos
Os deputados eleitos à sessão escolar, manifestaram a sua preocupação, principalmente no que se refere a três temas que consideram essenciais e resultantes da Revolução de Abril: segurança; sucesso escolar e igualdade de oportunidades; o modelo atual de sociedade. Quanto ao primeiro aspeto, consideraram que as questões relacionadas com o Bullying nas escolas está longe de ser resolvido. Se, antes, este fenómeno era caracterizado, essencialmente, por violência física ou psicológica, debatemo-nos atualmente com outras formas que passam pelo desrespeito pela igualdade de género, pelas diferentes culturas próprias dos cidadãos que para o nosso país vieram trabalhar, pelo desrespeito à religião de cada indivíduo, entre muitos outros. Estas novas formas de opressão, são agora potenciadas pelas redes sociais, que permitem aos infratores divulgar as humilhações a que submeteram os seus pares, perante toda a comunidade escolar. Outro aspeto essencial e que deriva do primeiro, relaciona-se com o facto de muitas escolas estarem a receber uma quantidade enorme de alunos estrangeiros, que devem ter igualdade de oportunidades, pois assim, poderão contribuir para a riqueza e desenvolvimento do nosso país. Esta igualdade está comprometida, a partir do momento em que não se consegue dotar as escolas de professores que possam ensinar o português, ou seja, Português Língua Não Materna (PLNM). Um último aspeto prende-se com a necessidade de as famílias terem o direito ao seu espaço, a partilhas que não passem sempre pela escola, mas que permitam o convívio e a discussão de outros temas que lhes sejam importantes. Com a resolução destes e de outros problemas, continuaremos a cumprir Abril.


Medidas Propostas
  1. Os alunos que praticam Bullying devem ter aulas extra relativas a este tema, com psicólogos ou professores.
  2. Todas as escolas que recebam alunos estrangeiros, devem ter professores que ensinem Português Língua Não Materna.
  3. Os trabalhos de casa devem ser limitados a duas ou três disciplinas por dia.