PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
Neste momento, em Portugal, grande parte das escolas não estão preparadas para receber alunos portadores de deficiência motora ou visual, sendo elas permanentes ou temporárias. A falta de acessibilidade/adaptação em salas, em casas de banho e em espaços comuns dificulta a integração dos mesmos.
Podemos, assim, afirmar que seria de grande interesse a criação ou adaptação de salas, de casas de banho, de espaços e acessos para pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiência.
Por exemplo, as escolas têm informações em Braille para invisuais? Não!
Se os edifícios dos serviços públicos são obrigados a criar condições para as pessoas portadoras de deficiência, por que razão as escolas não são?

Hoje em dia, a tecnologia é muito mais avançada e desenvolvida do que os nossos métodos de ensino, sendo uma das razões para o grande insucesso escolar. Muitos alunos apresentam imensas dificuldades nos estudos e se houvesse inovação dos métodos de ensino poderiam diminuir a taxa de insucesso escolar.
Propomos a criação de mais vídeos interativos com diferentes temáticas, aprender em modo gaming, os alunos poderiam participar na preparação de alguns jogos/vídeos, isto tornaria as aulas mais criativas e dinâmicas. A escola, também, deveria proporcionar mais componente prática, como por exemplo mais saídas de campo, estudos de casos reais, mais visitas de estudo. Certamente os alunos iriam manifestar maior interesse, melhorar os seus comportamentos e visão muitas vezes negativa da escola.

Nos dias de hoje é possível observar um baixo nível de socialização entre alunos e professores de diferentes escolas e agrupamentos. Portanto, achamos que seria uma boa ideia estabelecer um maior contacto entre ambos com convívios e desportos entre escolas, evitando assim a falta de socialização e a grande quantidade de tempo que principalmente os alunos passam ao telemóvel.


Medidas Propostas
  1. Criar, adaptar as escolas para os alunos com necessidades específicas.
  2. Inovar e diversificar os métodos de ensino.
  3. Maior socialização entre escolas.