PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Amadeo de Souza Cardoso, Telões, Amarante


Exposição de motivos
Só uma escola que inclui todos os alunos pode concretizar o seu verdadeiro potencial. Temos que reconhecer que estamos perante crianças e jovens com características e realidades muito diversas, com graus diferenciados de autonomia/funcionalidade, que carecem de apoios distintos, tendo em conta que os desafios que se colocam à sua inclusão são de natureza muito diversificada.
As atividades extracurriculares são da maior importância no desenvolvimento dos alunos, uma vez que estes permanecem cada vez mais tempo na escola. Ações relacionadas com as questões políticas são fundamentais para preparar os alunos para o pleno exercício de sua cidadania, um trabalho que deve ser articulado com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. A linguagem gestual é um meio crucial para um indivíduo se expressar, se relacionar com os outros e participar em todos os aspetos da esfera escolar e social. Conhecer um conjunto de procedimentos sobre Suporte Básico de Vida é fundamental para a recuperação da vida de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, até à chegada de ajuda especializada.
O objetivo das assembleias será conhecer, discutir e apresentar soluções para as preocupações da comunidade escolar. É pertinente a realização prévia de «rodas de conversa» com os Diretores de Turma, no sentido de diagnosticar os principais problemas e encontrar soluções para os mesmos.


Medidas Propostas
  1. Melhorar as condições das escolas ao nível do acesso e deslocação para pessoas com deficiência.
  2. Dinamizar atividades extracurriculares do interesse dos alunos, com especial enfase nas áreas da política, ensino de linguagem gestual e procedimentos de Suporte Básico de Vida.
  3. Realizar assembleias da comunidade escolar, com uma periodicidade mensal, envolvendo a participação de um porta-voz de cada turma, representante dos professores, representante dos assistentes operacionais, presidente da associação de pais, presidente da associação de estudantes e elemento da autarquia.