PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Infanta D. Mafalda, Rio Tinto, Gondomar
Exposição de motivos
O 25 de Abril foi um marco importante para a história da democracia portuguesa, tendo trazido mudanças significativas em vários setores da sociedade, incluindo a educação.Este acontecimento proporcionou a democratização do ensino, bem como consagrou o direito de todos à educação, proporcionando a nossa evolução enquanto sociedade e seres humanos. Contudo, ainda há espaço para evoluirmos mais e fazer cada vez melhor.
Uma escola realmente democrática tem de se coadunar com uma escola plural e participativa que esteja presente na realidade de todas as escolas portuguesas.
Deste modo, entendemos a escola como um lugar de ensinamento, reflexão, aprendizagem, partilha e perspetiva solidária com o mundo e com o outro.
Os direitos conquistados pela Revolução dos Cravos alicerçam-se, igualmente, na igualdade de oportunidades e no favorecimento da inclusão social. Por isso, é essencial que, nas escolas, se promovam práticas de inclusão da diferença, da diversidade e da igualdade.
Neste sentido, a participação de todos e as práticas dentro da escola devem passar pela criação de atividades, palestras e debates, de modo a que todos se sintam integrados. Os alunos passam muito tempo nas escolas, por isso têm que se sentir na instituição, fazendo várias atividades que acabem com o conflito, a discriminação e o preconceito.
Dotar as escolas com os profissionais habilitados e preparados para lidar com as práticas de inclusão, aceitação, tolerância e liberdade de expressão revela-se absolutamente fundamental.
A escola é um lugar para aprender e conviver. A nossa civilização só existe porque convivemos e comunicamos uns com os outros.
Medidas Propostas
- Realização de debates mensais sobre temas da atualidade que envolvam, de forma efetiva, os diferentes membros da comunidade escolar.
- Reforço da alocação, nas escolas, de técnicos especializados (psicólogos, assistentes sociais, terapeutas...) com o objetivo de facilitar a inclusão de todos.
- Melhoria significativa das estruturas escolares e respetivo acesso a pessoas debilitadas e com dificuldade de mobilidade e integração no espaço escolar.