PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Rates, Póvoa de Varzim


Exposição de motivos
Não visa apenas ser um conjunto de medidas propostas, mas que sejam oportunas, fiáveis e concretas que demonstrem a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação política, dando a conhecer as regras de debate parlamentar, promover o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões foram alguns dos objetivos desta iniciativa. O discente participa ativamente do ensino-aprendizagem, deixando de ser apenas um sujeito passivo. Para isso, é preciso que o professor seja um mediador na sala de aula, promovendo um ambiente aberto para diálogo e protagonismo do grupo/ turma. Ao dar voz aos alunos, a escola consegue entender: qual a melhor maneira de conduzir o ensino-aprendizagem; quais ações educativas podem ser implementadas; quais reformas no espaço físico devem ser feitas; entre inúmeros pontos de melhoria. Estas mudanças serão benéficas para toda a comunidade escolar, pois, todos ganham ao dar mais voz aos alunos. A gestão escolar democrática considera que todos os agentes da comunidade escolar precisam participar das decisões que giram em torno do ensino-aprendizagem da escola, desde os encarregados de educação, dos discentes até aos assistentes operacionais. Na gestão escolar democrática, as decisões não são tomadas com base em hierarquias, pois todos têm igual poder para opinar e criticar as decisões tomadas pela escola. Ela proporciona diversos benefícios, não apenas para o aluno, mas para todos que fazem parte da instituição de ensino. Além disso, é uma maneira de exercer a democracia dentro do ambiente educacional. Para isso, é essencial dar voz aos alunos, para que eles possam sentir que são respeitados e acolhidos no ambiente escolar, deixando de lado a figura autoritária do professor. É essencial que a gestão pedagógica estimule a criação de laços afetivos entre toda a comunidade escolar, facilitando a convivência escolar, bem como contribuindo para a aprendizagem dos discentes. É necessário mostrar que a escola é um ambiente acolhedor, apto a ouvir os alunos que precisam de suporte, seja ele social, comportamental, sentimental, educacional ou psicológico.. Viver abril na educação é importante porque permite-nos manter viva a memória da Revolução dos Cravos e promover uma escola mais plural e participativa. Uma escola plural e participativa é aquela que valoriza a diversidade e envolve os alunos em todas as etapas do processo educativo. Isso significa que os alunos têm a oportunidade de expressar as suas opiniões, participar das decisões e contribuir para a construção do conhecimento. Além disso, uma escola plural também valoriza a participação dos pais e da comunidade, reconhecendo que a educação é responsabilidade de todos. Resumindo, é uma escola onde todos são ouvidos, respeitados e têm a oportunidade de se envolver ativamente.


Medidas Propostas
  1. Projeto “A voz do aluno” - reuniões periódicas com delegados e subdelegados para serem discutidos problemas existentes no estabelecimento escolar e apresentar possíveis soluções. Promovendo a consciência cívica e os valores democráticos, destacando a importância do respeito pelos direitos humanos, liberdade de expressão e participação ativa na sociedade
  2. Programa “Irmãos mais velho/Padrinho” - criar um programa de apadrinhamento dos alunos mais novos pelos alunos mais velhos, para haver uma maior integração e maior convívio e interação entre alunos mais novos e mais velhos.
  3. Criar espaços de diálogo e debates regulares na escola, onde estudantes e professores possam discutir temas relacionados com a democracia, cidadania e os eventos históricos do 25 de abril, promovendo uma compreensão mais profunda do significado desses acontecimentos