PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Penafiel Sudeste


Exposição de motivos
Quando o Estado Novo foi implantado em Portugal, o Estado passou a controlar as escolas. Os
professores que se atreviam a ir contra os valores do mesmo eram imediatamente expulsos das
funções docentes. Os manuais eram únicos e transmitiam os valores tradicionais e ideológicos do
Estado português. A excelência do ensino era conseguida através da memorização de conteúdos, da
intimidação, da humilhação e dos castigos corporais, além de que o aluno não podia demonstrar o
seu espírito crítico nem a sua liberdade de pensamento. As salas de aula quase sempre eram
compostas por mesas alinhadas e muitas vezes aparafusadas ao chão, sendo a secretária do
professor mais alta para demonstrar uma certa "superioridade". Nas paredes existiam dois retratos:
primeiro de Oliveira Salazar e de Óscar Carmona, depois de Oliveira Salazar e de Américo Tomás, e
finalmente de Marcelo Caetano e Américo Tomás e no meio existia sempre um crucifixo.
Com o golpe de 25 de Abril muitas coisas mudaram e muitas medidas foram implementadas para
que existisse uma acentuada melhora no ensino português. A primeira medida que foi implantada
foi o acesso universal à educação em Portugal, a liberdade, defendeu, mudou a escola pública para
melhor e fez florescer novas escolas em todo o país. Foram criados sindicatos dos professores. Os
sindicatos de professores constituídos após o 25 de Abril conseguiram melhorar significativamente
os salários dos professores, conseguiram mudar a gestão das escolas, tornando-as democráticas,
fazendo com que os conselhos diretivos passem a ser eleitos e até tivessem estudantes. Estas
medidas fizeram com que a percentagem de população inalfabeta em Portugal diminuísse
drasticamente e com que passasse a existir um maior número de pessoas com ensino superior e
universitário, habilitadas para exercer cargos de grande importância na sociedade como o de
professores, médicos ou advogados.
Desta forma Portugal começou a evoluir de várias formas e também a ser um ponto de referência
para diversas coisas na Europa e no Mundo. As escolas não só evoluíram como mudaram
drasticamente, sendo agora bastante plurais e inclusivas. A existência de Ensino Especial e de
medidas inclusivas ajudaram bastante na normalização e inclusão de pessoas com deficiência dentro
e fora das escolas.


Medidas Propostas
  1. Promover palestras, exposições, promovendo mais segurança nas escolas de modo a promover a inclusão e aceitação do outro. De modo, a incutir os valores de solidariedade e respeito pelo outro.
  2. Criar atividades extracurriculares que promovam a independência e autonomia que ajudem os alunos a lidar com situações do dia a dia.
  3. Criar uma figura representativa dos alunos para que assim, seja dada a oportunidade de participação dos mesmos ao nível do Conselho Geral.