PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
Incluir a literacia financeira e política no 3º ciclo é fundamental para capacitar os estudantes a enfrentar os desafios da vida adulta. A literacia financeira proporciona habilidades práticas na gestão de recursos, enquanto a literacia política promove a compreensão do sistema democrático, incentivando o engajamento cívico. Juntas, estas disciplinas fornecem uma base para que os alunos tomem decisões informadas, contribuindo para cidadãos mais conscientes e responsáveis. A realização do regulamento interno das escolas elegendo um aluno representante é importante devido à diferença que os alunos sentem em simples situações como por exemplo a prioridade nas filas da papelaria ou do bufete escolar, como também nas penalidades quando tal regulamento é quebrado. A introdução da psicologia, desde a pré-escola até o 12º ano de escolaridade, emerge como uma necessidade pertinente devido ao excessivo número de crianças e adolescentes que enfrentam tais desafios. O cenário é agravado pela inadequada abordagem em ambiente doméstico, frequentemente levando tais situações a simples dramas, ao implementar essas aulas, não apenas se proporciona uma compreensão mais profunda das questões de saúde mental, mas também se reconhece a maneira de como enfrenta-las e como lidar com elas.


Medidas Propostas
  1. Literacia financeira e política nas escolas, referindo-se à habilidade de entender e gerenciar questões financeiras pessoais, como orçamento, poupança e investimento já a literacia política envolve compreender o funcionamento do sistema político e participar de maneira informada.
  2. Cooperação na realização do regulamento interno, elegendo um aluno representante para realizar o regulamento com os membros da direção escolar, para ser atendido da forma mais justa possível para os dois lados.
  3. Direito à identidade, língua não materna e o respeito à individualidade, dando auxílio aos alunos imigrantes a se sentirem melhor acolhidos na nossa aprendizagem, cultura e língua.