PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Lousada Este


Exposição de motivos
No ano em que se assinala o cinquentenário da Revolução de 25 de abril de 1974. A revolução trouxe também a Democracia para o Ensino e as Escolas. Estas passaram a ser mistas, convivendo livremente rapazes e raparigas e a frequência da escola, a educação passou a ser um direito consagrado na Constituição.
Precisamente, o tema deste ano do programa Parlamento dos Jovens é “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa”. Na nossa escola, formaram-se duas listas de alunos, das turmas C e D do 9º ano de escolaridade, que apresentaram as suas propostas para tornar a escola um lugar para todos, independentemente da sua origem, etnia, condição socioeconómica, religião ou cultura.
Em nosso entender, a língua materna e a matemática têm um papel fundamental na nossa formação. No entanto, estas disciplinas não podem monopolizar o espaço horário dos currículos. As disciplinas de artes e das ciências sociais e humanas, não devem ficar reduzidas a um terço ou, por vezes, a um quarto, da carga horária que cabe a Português e Matemática. Para que cada aluno possa explorar e desenvolver a sua vocação devemos valorizar disciplinas como a educação visual, a educação tecnológica, o teatro, o cinema, a História e a Geografia, entre outras.
Os intercâmbios são experiências de grande importância para a formação pessoal e profissional de cada um de nós, porque proporcionam a oportunidade de conhecer novas culturas, aprimorar o domínio de um segundo idioma e desenvolver habilidades interpessoais tais como o amadurecimento pessoal (tornar-se independentes, mais responsáveis e autoconfiantes). O desenvolvimento de competências interpessoais como a facilidade na comunicação, empatia e facilidade em lidar e resolver conflitos, e mudar a forma como vemos o mundo, conhecendo várias perspetivas e diversas culturas. Os intercâmbios, além das vantagens pessoais, a nível do autoconhecimento e de outros importantes valores, também podem ter vantagens na vida profissional pois demonstram que o candidato à vaga de emprego tem autonomia, resiliência e uma boa capacidade de comunicação, ou seja, programas como o Erasmus só trazem benefícios
Julgamos que é necessário reforçar os apoios atribuídos aos estudantes em todos os graus de ensino. De forma particular, no ensino superior as despesas aumentam muito para os estudantes e as suas famílias. Nos últimos anos, com a elevada subida da inflação e dos custos de alojamento, consideramos que é necessário subir os valores das bolsas de estudo para os estudantes com menos recursos financeiros. Por outro lado, é também necessário diminuir os requisitos de acesso à bolsa, nomeadamente no que respeita à posse de património e ao limite máximo do rendimento da família.


Medidas Propostas
  1. Pôr em prática nas escolas um maior equilíbrio horário entre as diferentes disciplinas do currículo.
  2. Implementar em todas as escolas a participação no programa “Erasmus”.
  3. Reforçar os valores atribuídos nas bolsas de estudo.