PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner, Vila Nova de Gaia
Exposição de motivos
1. Uma escala mais alargada poderia oferecer uma base mais ampla na avaliação quantitativa do desempenho escolar, permitindo uma análise mais detalhada e individualizada, distinguindo e refletindo um valor mais correto que o aluno merece, de acordo com o seu esforço, empenho e mérito. Isto contribuiria para uma abordagem mais holística no acompanhamento do progresso educacional. Outra vantagem desta alteração seria uma melhor adaptação à escala quantitativa do ensino secundário por parte dos alunos do ensino básico.2. O espaço de apoio ao estudo vai permitir que os alunos tirem dúvidas, recuperem aprendizagens, salientem assuntos que não tenham captado durante as aulas ou até reverem matérias para os testes e exames. A criação deste espaço é muito importante tendo em conta que, monetariamente, nem todos os Encarregados de Educação/Pais são capazes de cobrir os custos que implicam uma explicação ou apoios ao estudo externos à escola. Voluntariamente, no início do ano letivo, seria feito um horário semanal com o nome dos professores que se voluntariaram a ajudar os alunos que mais têm dúvidas ou que necessitam de ajuda.
3. É crucial haver a existência de programas de intercâmbio entre as escolas portuguesas e estrangeiras (europeias e outras) para promover a interculturalidade entre os alunos. A introdução destas experiências não só enriquece pessoalmente os alunos, como também contribui para o conhecimento de outras culturas, aceitando a diversidade e incorporando estas perspetivas na sua vida futura. Este avanço educacional não só moldaria indivíduos mais tolerantes, como também contribuiria para a construção de uma sociedade mais plural e aberta. Para a sua concretização, o governo pode apoiar a introdução do intercâmbio escolar por meio de incentivos financeiros para as escolas e parcerias com organizações internacionais. As escolas que aderissem deviam ter reconhecimento oficial.
Medidas Propostas
- Alterar a escala de avaliação quantitativa nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico para 1 a 20.
- Criação de um espaço de apoio ao estudo, gratuito nas escolas, de frequência facultativa.
- Implementar o intercâmbio escolar com outros países.