PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, Vila do Conde


Exposição de motivos
Para promover a melhoria da educação e a inclusão, para que os alunos se sintam parte integrante da escola e para que haja um sentimento de pertença, é necessário que a escola promova a participação e a inclusão efetiva de toda a comunidade escolar.
Na impossibilidade de existir uma associação de estudantes nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos, propomos a criação de um Clube do Aluno com o intuito de fomentar/dinamizar atividades de integração de todos os alunos, em particular dos alunos mais jovens, dos alunos oriundos de países diferentes, de outras religiões ou com dificuldades de diferentes naturezas. Pretendemos com isto, fazer com que todos se sintam bem na escola, se sintam respeitados nas suas diferenças e possam desenvolver todas as suas potencialidades. Esta intervenção far-se-à preferencialmente através de um programa de apadrinhamento, no qual membros do Clube acompanhariam/seriam mentores desses outros alunos.
Propomos ainda, que nos anos terminais do terceiro ciclo haja uma disciplina opcional para que os alunos possam contactar com a realidade das diferentes profissões, mediante conversas com diferentes profissionais/membros da comunidade local ou visitas a empresas, reforçando desta forma o laço com a comunidade. Pretende-se que desta forma a escolha do percurso escolar no secundário seja mais fundamentada e facilite a integração futura dos alunos.
Ainda no âmbito da participação e da inclusão pretendemos criar espaços/momentos de interação intergeracional, porque acreditamos que tanto os jovens como os mais velhos têm muito para partilhar e para aprender uns com os outros.


Medidas Propostas
  1. Criação de um clube intitulado “Clube do aluno”, que dinamize atividades para a promoção da integração dos alunos do 5.º ano, de alunos novos na escola ou provenientes de outros países e de alunos com necessidades educativas especiais, alunos estes “apadrinhados” por colegas do clube.
  2. Existência de uma disciplina opcional, para os alunos dos 8.º e 9.º anos, com o objetivo de os fazer contactar com o mundo do trabalho e, desta forma, facilitar a tomada de decisão quanto ao curso/área a seguir no secundário.
  3. Promoção de um espaço de partilha entre os alunos e a comunidade educativa e local.