PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Eiriz, Baião


Exposição de motivos
Os deputados presentes na Sessão Escolar, após um longo debate, elegeram como preponderantes numa escola que se quer inclusiva e que é o resultado da liberdade de Abril, três temas principais: estabelecimento de um novo paradigma de sociedade, em que se abandone o modelo adotado atualmente, que se caracteriza por longos períodos de trabalho dos pais e, consequentemente, um tempo longo de permanência dos filhos na escola; existência de uma maior segurança dentro e fora dos portões das escolas; a Escola contribuir eficazmente para o ingresso no mundo do trabalho.
Especificando, a preocupação dos deputados centrou-se na reflexão sobre o caminho seguido pela nossa sociedade, que resulta de Abril e que menospreza o papel da família e o convívio com os pais e restantes familiares próximos, absorvidos por trabalhos exigentes, exaustivos e longos. Deve caminhar-se, precisamente, no sentido contrário, permitindo maior flexibilidade horária e compatibilidade com o horário escolar. Por outro lado, Abril permitiu abrir a escola a toda a sociedade, dando uma maior igualdade de oportunidades para todos, resultantes de uma melhor preparação para a vida adulta. A Escola acolhe todos. Nunca se falou tanto em inclusão, no entanto, esta pressupõe segurança. Nenhum aluno deve ter receio de frequentar o espaço escolar e, também, o espaço mais próximo aos portões das escolas, onde se aglomeram grupos de pessoas alheias aos estabelecimentos escolares e que não respeitam a liberdade individual e tornam banal a discriminação. Estamos a referir-nos a: deficiência, origem étnica, nacionalidade, identidade de género, religião, origem socioeconómica, entre outros. Por fim, se a Escola, atualmente, acolhe todos, deve então ter um papel importante na divulgação e na ajuda aos estudantes, para que estes se sintam informados e possam fazer as melhores escolhas possíveis em termos profissionais.
Que Abril se continue a cumprir!


Medidas Propostas
  1. Reverter a chamada “escola a tempo inteiro", optando-se por um novo modelo de sociedade.
  2. Tornar o espaço envolvente à escola, um lugar seguro.
  3. Tornar comum a existência de palestras dadas por pessoas com profissões diversas e experientes no seu trabalho.