PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento Escolas do Sudeste de Baião


Exposição de motivos
A nossa medida número um prevê a criação do espaço "Integra-te", que seria dinamizado numa articulação entre alunos (através de Associação de Estudantes), técnicos especializados (psicólogos, mediadores sociais, etc.), professores de cidadania e direção das escolas. O objetivo é criar dinâmicas de integração para que os alunos que chegaram recentemente às escolas se sintam mais acolhidos. Cada escola terá flexibilidade para organizar este gabinete de apoio ao aluno de acordo com a sua realidade e especificidade, mas garantindo a implementação de um plano nacional que seja transversal a toda a rede pública escolar.
A nossa segunda medida visa unir todos os estudantes através de causas comuns que verdadeiramente nos unem, como a causa ambiental e a luta contra as alterações climáticas, as questões de autodeterminação de género e a diversidade cultural.
O objetivo com a nossa terceira medida passa por tentar estancar o abandono da carreira por parte dos professores, assim como a atração dos jovens para a carreira docente. Nesse sentido, esta medida implica a criação de estágios remunerados com contagem do tempo de serviço; aumento salarial em todos os escalões da carreira e recuperação integral do tempo de serviço, entre outras propostas que contrariem o atual contexto de falta de professores e que ajudem a garantir o acesso igual a um direito fundamental que é de todos como é o direito à educação, uma conquista de abril e instrumento fundamental de uma sociedade democrática.


Medidas Propostas
  1. Criação do projeto de mentoria “INTEGRA-TE” de apoio ao aluno estrangeiro;
  2. Criação do Movimento Estudantil pelas Causas Justas: + Clima + Diversidade + inclusão.
  3. Valorização da carreira docente;