PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
A participação democrática nas escolas nem sempre é abrangente e plural. As associações de estudantes, tendencialmente, organizam-se em torno do ensino secundário e do núcleo de amigos / conhecidos, excluindo, muitas vezes, os colegas mais novos.
Assim, impõe-se que os alunos do 3º ciclo tenham, obrigatoriamente, que integrar as listas das diferentes associações de estudantes. A paridade ao nível da igualdade de género deve, igualmente, contemplar as diferentes faixas etárias. Assim, a representatividade é mais abrangente e contempla diferentes problemáticas, de acordo com a idade.
As aprendizagens nas escolas não devem limitar-se aos simples conteúdos programáticos das diferentes disciplinas, mas antes revestir-se de um caráter mais interdisciplinar, lúdico e atrativo para os alunos, abordando temas atuais e que os preparem para o futuro, enquanto cidadãos participativos e de pleno direito democrático. Assim, a lista dos alunos do 3º ciclo propõe que as escolas desenvolvam projetos extracurriculares onde possam ser tratados temas de caráter cívico e que impliquem uma maior participação democrática.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade da integração de representantes de 3º ciclo nas listas para a Associação de Estudantes.
  2. Desenvolvimento de projetos extracurriculares onde sejam tratados temas de caráter cívico e de participação democrática.
  3. ---