PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Anes de Cernache, Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
As nossas medidas e projeto de recomendação têm como base Viver abril na educação: caminhos para uma escola mais plural e participativa (no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974).
Na nossa primeira medida, temos como objetivo reajustar a estrutura de aulas e torná-las mais atrativas e apelativas. Assim, pretendemos alterar alguns tempos das diferentes disciplinas, como por exemplo, substituir matemática por literacia financeira, ciências naturais por primeiros socorros, físico-química por aulas de culinária e em cidadania e desenvolvimento, atividades domésticas, a saber: engomar, costurar, etc. Estas alterações ocorreriam apenas uma vez por mês. Neste sentido, aprovamos um torneio interturmas com a finalidade de promover a competitividade entre os estudantes, à semelhança do que ocorre na vida adulta. Ainda no âmbito da nossa primeira medida, seriam realizadas atividades desportivas, experimentais e lúdicas. O modelo de escola existente não se ajusta às necessidades dos jovens atuais.
Na nossa segunda medida, defendemos a existência de um maior apoio psicológico aos alunos, assim, pretendemos criar um site, a nível nacional, onde os alunos, de forma anónima, possam apresentar os seus problemas ou dúvidas, sem qualquer tipo de constrangimento. Reparamos que nos dias que correm, muitos jovens têm problemas psicológicos e muitas vezes não têm a quem recorrer, não sabem como o fazer ou revelam vergonha de o demonstrar. Os nossos dias são muito ocupados pelas mais variadas atividades não permitindo que os jovens tenham tempo e serenidade para estarem bem com eles próprios.
O nosso projeto não estaria concluído sem falar das novas tecnologias. Neste sentido, pretendemos o acesso gratuito aos manuais digitais, visto que funcionam como um apoio interativo à aprendizagem. Para tal, é igualmente necessário que haja uma clara melhoria na qualidade do serviço de internet. Por indicação do Ministério da Educação, os alunos devem aumentar as suas competências digitais, daí a necessidade desta medida. Defendemos, também a substituição dos cartões SIM por hotspots. Esta necessidade é cada vez mais premente, uma vez, que até os exames nacionais são realizados por via digital.


Medidas Propostas
  1. Substituição das aulas por aulas mais práticas.
  2. Maior apoio psicológico nas escolas.
  3. Disponibilização dos manuais digitais e melhoria da rede wi-fi.