PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Ermesinde


Exposição de motivos
As nossas medidas focam-se em três áreas diferentes e, no seu conjunto, podem contribuir para que a escola se torne mais plural e participativa.
Com a nossa primeira medida, pretendemos ajudar todos os alunos, em especial aqueles que sentem mais dificuldades em momento de avaliação escrita. Para complementar os testes escritos, propomos mais trabalhos, em grupo ou individuais, mais projetos interativos, entre outros. Em simultâneo, o peso dos testes de avaliação na classificação final de ano/período/semestre irá diminuir, dando foco a outros meios de avaliação.
Na segunda medida pretendemos criar uma semana por período/semestre em que os encarregados de educação e/ou entidades externas possam ir às escolas e expliquem a sua profissão, de modo a ajudar a despertar interesse e a escolher a profissão do futuro. No final, e se as atividades o permitirem, os alunos poderão experimentar a profissão.
Por último, na nossa terceira medida pretendemos disponibilizar pensos higiénicos e produtos de higiene básicos gratuitos nas casas de banho das escolas, de modo a facilitar o seu acesso às alunas. Muitas alunas têm a necessidade de faltar a dias de aulas inteiros por terem problemas económicos e não terem a capacidade de comprar estes produtos. Deste modo, sendo monitorizado, o acesso aos pensos higiénicos, por exemplo, será facilitado e as faltas por este motivo serão evitadas.


Medidas Propostas
  1. Diversificação dos meios de avaliação, diminuindo a ponderação dos testes de avaliação nas notas finais e aumentando a ponderação de trabalhos, projetos e outras atividades pedagógicas, para que o ensino seja mais prático e individualizado para cada aluno.
  2. Criação de uma “Semana do Emprego” por período/semestre, que consiste no auxílio dos encarregados de educação e das entidades externas irem à escola explicar e mostrar as situações que enfrentam na sua profissão e, no final, deixam os jovens experimentar uma destas situações.
  3. Disponibilização de pensos higiénicos e produtos de higiene básica nas casas de banho da escola de modo a serem utilizada de forma gratuita pelas alunas.