PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de São Martinho, São Martinho do Campo, Santo Tirso


Exposição de motivos
1- Desenvolver Currículos disciplinares menos extensos e mais atuais.
Os alunos defendem que são necessárias mudanças a nível dos currículos de cada disciplina. Os programas atuais são demasiado extensos e por vezes pouco motivadores, o que determina um maior insucesso escolar. Os professores queixam-se regularmente de que não têm tempo para abordar determinados temas com maior profundidade ou de que não conseguem desenvolver projetos que envolvam os discentes nas suas aprendizagens. É necessário uma reestruturação curricular de forma a focar as aprendizagens nos conhecimentos estruturantes e mais significativos para os alunos.

2- Incrementar mais projetos internacionais nas escolas (ERASMUS, eTwinning ..)
É necessário incrementar a inclusão de projetos internacionais nos projetos educativos das escolas promovendo a inovação do ensino e das aprendizagens e desenvolvendo competências transversais na comunidade educativa. Para tal, tem de se fomentar a formação de professores para projetos de intercâmbio ou online que pretendem sensibilizar para diferentes literacias e promover dinâmicas de trabalho ativas que vão para além da sala de aula.

3- Melhorar os recursos materiais/ humanos das escolas
Ainda assistimos em Portugal a escolas em que os recursos materiais e humanos não são suficientes para garantir a todos os discentes oportunidades iguais e justas. Se pretendemos uma verdadeira inclusão, é urgente que a educação seja vista como um pilar básico de uma sociedade, sendo disponibilizadas verbas que permitam melhorias estruturais das escolas e valorização da carreira docente.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver Currículos disciplinares menos extensos e mais atuais.
  2. Incrementar mais projetos internacionais nas escolas (ERASMUS, eTwinning ..)
  3. Melhorar os recursos materiais/ humanos das escolas.