PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Ave, Vila das Aves, Santo Tirso


Exposição de motivos
Tentar que as escolas façam mais palestras ou mais atividades sobre o bullying, o racismo e outros temas que envolvam a igualdade, para que assim a escola tente promover a igualdade e o bem para todos.
A educação financeira deve começar em casa, mas, é igualmente importante que os pais estejam a par dos conceitos de literacia financeira a transmitir às crianças na escola.

Melhorar conhecimentos e atitudes financeiras, apoiar a inclusão financeira, desenvolver hábitos de poupança, promover o recurso responsável ao crédito e criar hábitos de precaução, sensibilizando para situações de risco que podem afetar o rendimento, são metas mensuráveis pelo Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).
Educação política é educar para a cidadania. Trata-se de uma postura que precisa ser estimulada nos estudantes. Por isso, é importantíssimo que sejam abordados os direitos e os deveres civis e políticos na escola, que, por sua vez, devem ser vivenciados por meio de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

Deveria fiscalizar-se a lei para assegurar que a inclusão e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas são cumpridas. Ao tornar as escolas acessíveis, estaremos a criar um ambiente propício a melhores aprendizagens e desenvolvimento de todos os alunos, independentemente das suas necessidades físicas.


Medidas Propostas
  1. As escolas devem assegurar a igualdade para todos.
  2. Trabalhar mais os tópicos de educação financeira e política, na disciplina de cidadania, temas de extrema importância para a sociedade e o futuro dos alunos.
  3. Garantir que as instalações escolares sejam acessíveis para todos, incluindo rampas, elevadores e casas de banho adaptadas.