PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto
Exposição de motivos
Sensibilizar a comunidade educativa para a diferença abordando situações reais que permitam aprofundar a análise e reflexão.Desenvolver ações com os professores atuando junto de alunos cuja especificidade implique um diálogo e uma comunicação centrada no reforço positivo buscando a promoção da auto-estima.
Aprofundar a ideia de escola plural dinamizando o uso de estratégias centradas no trabalho autónomo como forma de implicar cada aluno no seu processo de aprendizagem.
Alterar o modo como se trabalha na Escola adequando o modo como se trata a informação e o conhecimento repensando a utilização de conteúdos em suporte digital e promovendo estratégias de comunicação que respeitem a pluralidade e dinamizem a participação.
- Incentivar os professores para a realização de aulas mais dinâmicas,
estimulando o interesse dos alunos pela disciplina.
Medidas Propostas
- Promoção da formação pessoal e profissional do pessoal docente e não docente. Preparar os professores e os assistentes operacionais e técnicos para lidar com a pluralidade é fundamental assumindo-se como um imperativo a realização de aulas mais dinâmicas que estimulem o interesse dos alunos pelo conhecimento independentemente das suas diferenças sociais, culturais, Económicas, religiosas, de género, de orientação, com necessidades educativas específicas ou de qualquer outra natureza.
- Alteração dos suportes de conteúdos curriculares utilizados nas escolas e sua transmissão. Substituir o atual modelo de manuais e renovar o modo de transmitir o conhecimento são aspetos determinantes para aumentar a participação dos alunos na sua própria aprendizagem. O uso do digital deve ser avaliado no sentido de tornar o estudo mais motivador e interativo apoiando aquilo que cada vez mais as novas gerações prezam e que se inclui num sentido mais abrangente de escola plural.
- Incentivo aos professores para repensarem a utilização da sua componente letiva e não letiva. Implementar o aumento de blocos horários em que as aulas funcionam por turnos, permitindo a criação de aulas práticas que potenciem o debate e a exploração de novos temas e de aprofundamento das matérias curriculares. Flexibilizar a distribuição das disciplinas e das atividades nos horários como forma de implicar cada aluno no seu processo de aprendizagem e como promoção duma participação autónoma.