PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto


Exposição de motivos
Sensibilizar a comunidade educativa para a diferença abordando situações reais que permitam aprofundar a análise e reflexão.
Desenvolver ações com os professores atuando junto de alunos cuja especificidade implique um diálogo e uma comunicação centrada no reforço positivo buscando a promoção da auto-estima.
Aprofundar a ideia de escola plural dinamizando o uso de estratégias centradas no trabalho autónomo como forma de implicar cada aluno no seu processo de aprendizagem.
Alterar o modo como se trabalha na Escola adequando o modo como se trata a informação e o conhecimento repensando a utilização de conteúdos em suporte digital e promovendo estratégias de comunicação que respeitem a pluralidade e dinamizem a participação.
- Incentivar os professores para a realização de aulas mais dinâmicas,
estimulando o interesse dos alunos pela disciplina.


Medidas Propostas
  1. Promoção da formação pessoal e profissional do pessoal docente e não docente. Preparar os professores e os assistentes operacionais e técnicos para lidar com a pluralidade é fundamental assumindo-se como um imperativo a realização de aulas mais dinâmicas que estimulem o interesse dos alunos pelo conhecimento independentemente das suas diferenças sociais, culturais, Económicas, religiosas, de género, de orientação, com necessidades educativas específicas ou de qualquer outra natureza.
  2. Alteração dos suportes de conteúdos curriculares utilizados nas escolas e sua transmissão. Substituir o atual modelo de manuais e renovar o modo de transmitir o conhecimento são aspetos determinantes para aumentar a participação dos alunos na sua própria aprendizagem. O uso do digital deve ser avaliado no sentido de tornar o estudo mais motivador e interativo apoiando aquilo que cada vez mais as novas gerações prezam e que se inclui num sentido mais abrangente de escola plural.
  3. Incentivo aos professores para repensarem a utilização da sua componente letiva e não letiva. Implementar o aumento de blocos horários em que as aulas funcionam por turnos, permitindo a criação de aulas práticas que potenciem o debate e a exploração de novos temas e de aprofundamento das matérias curriculares. Flexibilizar a distribuição das disciplinas e das atividades nos horários como forma de implicar cada aluno no seu processo de aprendizagem e como promoção duma participação autónoma.