PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto


Exposição de motivos
Após o 25 de abril a escola portuguesa modificou-se significativamente, no sentido de se tornar mais democrática e participativa, por intermédio da participação dos encarregados de educação e dos alunos nos conselhos de turma, a escolaridade obrigatória chegou ao 12.º ano e as escolas ganharam mais autonomia, no âmbito de uma abordagem mais inclusiva e promotora do sucesso educativo.
Todavia, para uma verdadeira educação do século XXI dever-se-á exigir mais à escola portuguesa. Os objetivos que nortearam os alunos do ensino básico do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto para dar mais “voz aos alunos” numa escola mais moderna e humanística são os seguintes: maior democraticidade dos alunos no seu percurso formativo; uma educação verdadeiramente plural, com heterogeneidade social e diversidade de vivências; uma educação mais inclusiva, face às diferenças culturais, sociais e económicas, e com o objectivo de conseguir dar mais atenção aos que têm mais dificuldades de aprendizagem; por último, uma educação crítica de valores, em que as disciplinas se deviam articular mais no sentido de se criar cidadãos mais críticos e mais reflexivos.


Medidas Propostas
  1. Implementar aulas de política a partir do 7.º ano de escolaridade.
  2. Desenvolver atividades obrigatórias dirigidas aos alunos estrangeiros sobre cultura portuguesa.
  3. Promover debates mensais obrigatórios, por ano de escolaridade, sobre temas da atualidade.