PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Academia de Música de Costa Cabral


Exposição de motivos
O projeto de recomendação visa lançar as bases para uma escola mais plural e participativa. As medidas propõem alterações de base que pretendem fomentar a individualidade das escolas e a sua adaptação ao meio envolvente (alunos e sociedade).


Medidas Propostas
  1. Regionalização do Ensino. O sistema educativo está excessivamente centralizado e dependente de uma administração educativa volumosa e ineficiente. Uma gestão local das escolas (currículos, oferta educativa, recursos humanos), contribui para o surgimento de projetos educativos diferenciados , mais adaptados à realidade envolvente e participados pela sociedade, potenciando assim escolas mais plurais e participadas.
  2. Currículo de Competências para a Vida. A estrutura curricular atual, põem de lado a aprendizagens quotidianas, não valorizando práticas nem vivências que qualquer aluno irá encontrar na sua vida adulta. Defendemos a existência de um currículo que contemple abordagens a áreas transversais (culinária, materiais, tecnologias, educação financeira, trabalhos manuais) .
  3. Liberdade de escolha na educação. Todos os alunos deveriam ter a possibilidade de escolher a escola que querem frequentar, independentemente do modelo de gestão (pública ou privada). A individualidade de cada aluno deve ser correspondida pela escola que melhor se adapta às suas necessidades e intenções futuras. A implementação desta medida passaria pela criação de um cheque-ensino que poderia ser utilizado em qualquer estabelecimento escolar.