PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Manoel de Oliveira, Porto


Exposição de motivos
Medida 1: Os alunos deveriam poder escolher disciplinas/aulas de algumas áreas como Línguas Estrangeiras, Artes, Expressão Físico-Motora para que nenhum aluno fosse obrigado a frequentar uma disciplina de que não gosta tanto.
Por exemplo, no caso das línguas estrangeiras, embora já esteja prevista a opção por uma das línguas, na prática, a escolha dos alunos não se concretiza, pois a escola apenas oferece uma disciplina por cada área, ficando os alunos limitados a essa oferta.
O mesmo acontece nas áreas das artes e da expressão físico-motora, nas quais a escola não oferece outras opções para além das artes visuais e da educação física igual para todos os alunos. Seria importante existir a oferta de outras artes, como complemento à Educação Visual. Também, a oferta de diferentes possibilidades de expressão físico-motora, que complementassem a aula de Educação Física.
Assim, independentemente do número de alunos que escolhessem determinada disciplina/área, a escola deveria poder proporcionar a oferta dessa escolha, contratando os professores necessários.
Medida 2: Em Cidadania e Desenvolvimento, no período da tarde, semanalmente ou de 15 em 15 dias e incluído no horário escolar, cada aluno deveria poder escolher um dos projetos de Cidadania na Escola, de acordo com os seus interesses, num modelo de funcionamento semelhante a um clube americano.
Assim, cada aluno poderia escolher o projeto que mais se adequasse ao seu interesse, independentemente da turma a que pertence (sem a obrigatoriedade de ter de se envolver em práticas de cidadania impostas ao grupo turma), e concretizar actividades do seu agrado.
No final, poderia existir uma exposição para a mostra dos projetos de Cidadania na Escola realizados pelos diferentes grupos de alunos.
Medida 3: Criar, no horário escolar, uma hora obrigatória de Assembleia de Turma, para uma debate e reflexão de ideias e sugestões que levem à participação ativa dos alunos na vida da escola. As ideias e sugestões de cada turma seriam discutidas em Assembleias de Delegados e de Subdelegados de Turma, mensalmente, ou sempre que necessário. Esta proposta surge na medida em que, nesta escola, não existe esta prática.
Assim, promovendo estas assembleias, conseguíamos tornar as decisões mais participadas, no que se relaciona com aspetos da vida escolar que digam respeito aos alunos.


Medidas Propostas
  1. Conceder aos alunos do Ensino Básico a liberdade de escolher certas disciplinas de algumas áreas (Línguas Estrangeiras, Artes, Expressão Físico-Motora).
  2. Criar diversos projetos de Cidadania na Escola em que os alunos se possam inscrever e envolver de acordo com os seus interesses.
  3. Pôr em prática a realização regular de Assembleias de Turma e Assembleias de Delegados e Subdelegados de Turma.