PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel


Exposição de motivos
“Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” é um tema que nos remete para uma mudança a vários níveis, nomeadamente na educação, que está em constante mudança.
Com o Projeto Nacional de Educação para o Empreendedorismo – PNEE – foram criadas as condições para que as escolas desenvolvam iniciativas conducentes à criação, na sua comunidade educativa, de competências e atitudes que permitam empreender. Para promover o espírito empreendedor entre os estudantes e proporcionando-lhes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no PNEE de forma prática, reconhecemos ser relevante o incentivo à formação/promoção de jovens empresários nas escolas, eventualmente através de ações conjuntas e protocoladas entre as Câmaras Municipais, Empresários e as próprias Escolas.
Considerando, mais uma vez, a importância de envolver os jovens nas decisões que afetam diretamente o ambiente educacional e local, e reconhecendo a necessidade de promover a participação cívica desde a juventude, propomos a criação da Assembleia Municipal de Jovens em todos os municípios.
Finalmente, para o desenvolvimento integral dos alunos, mas também fortalece a eficácia do ambiente educacional como um todo, promovendo um maior envolvimento e comprometimento de todas as partes envolvidas, consideramos pertinente a inclusão dos alunos do ensino básico no Conselho Geral. Desta forma, será dada a oportunidade a toda a comunidade escolar de expressar as suas opiniões, contribuir para decisões importantes e colaborar ativamente na melhoria contínua da escola.


Medidas Propostas
  1. Proposta de incentivo à formação/promoção de jovens empresários nas escolas.
  2. Projeto de Lei para a criação da Assembleia Municipal dos jovens.
  3. Aumentar a participação dos alunos na tomada de decisões, através da inclusão de representantes do ensino básico no Conselho Geral.