PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "Casa Mãe"


Exposição de motivos
De acordo com a documentação consultada, considera-se que o sistema educativo português procura garantir a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa, prevendo-se medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Porém todos sabemos, que a inclusão nem sempre faz parte do dia-a-dia das escolas portuguesas, havendo discriminação por parte da maioria contra uma pequena parcela de alunos, sendo intitulados “mais fracos”.
Uma das áreas de melhoria nas escolas seria a prática do desporto por todos e para todos, pois, esta é benéfica de forma física e intelectual, ajudando na saúde mental. A maior parte dos alunos portugueses tem aulas de educação física uma a duas vezes por semana, e muitos ainda praticam exercício físico no desporto escolar. No caso de portadores de deficiência, que muitas vezes não estão integrados, e não convivem com pessoas fora do círculo familiar, o desporto pode ser uma mais-valia a nível social, construindo amizades.
A nossa medida é a elaboração de mecanismos e a aquisição de material para desporto adaptado como Boccia, as bolas de diferentes cores/ bola com dispositivo sonoro). Com a aquisição do material, será possível incluir todos os alunos nas aulas de educação física e no desporto escolar, sendo que as escolas que não tem os equipamentos não tem condições para que estes treinem para estas provas.
Uma outra medida que consideramos pertinente ser implementada é a criação de círculos de discussão de diferentes temas da atualidade, com a participação de profissionais de diferentes áreas. Estes círculos poderão constituir importantes ferramentas para os alunos, dotando-os de habilidades para uma vida futura. Por outro lado, estes círculos poderão incentivar debates e partilha de ideias acerca de temas do interesse da comunidade escolar. Poderá promover a inclusão e a participação de todos os elementos da comunidade educativa, através de discussões, estudos e, mesmo, a realização de atividades de teor mais prático. Os alunos, juntamente com os seus professores e restante comunidade proporcionarão um diálogo aberto e inclusivo, onde todos poderão ser protagonistas. Estes diálogos constituirão um ambiente propício para explorar temas relevantes à inclusão, desde o respeito e aceitação até a compreensão de desafios específicos enfrentados pela comunidade escolar.
Por fim, a última medida proposta pretende auxiliar todos os alunos na preparação para os diferentes momentos de avaliação externa - Provas de Aferição, Provas Finais e Exames Nacionais. Através da criação de tutoriais que visam a preparação para o trabalho com diferentes plataformas digitais poder-se-á minorar momentos de ansiedade e de angústia por parte dos alunos. Estes tutoriais poderão ser incluídos em plataformas disponibilizadas pelo Ministério da Educação.


Medidas Propostas
  1. Criação de mecanismos/ materiais/ atividades para a prática de desporto adaptado e a inclusão de todos na prática desportiva.
  2. Concretização de círculos de discussão/ debates de diferentes temas por profissionais de diversas áreas.
  3. Criação de tutoriais para a preparação para as provas de avaliação externa.