PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Sobreira, Paredes


Exposição de motivos
“Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” é um tema desafiante e que nos fez pensar em transformação de alguns aspetos da escola, tornando mais próxima da realidade, na qual se inclui a política. De facto, a escola continua a ter um currículo muito teórico, a pensar na avaliação interna e externa dos alunos.
Os alunos gostariam que a escola os preparasse mais para questões da vida quotidiana, através da promoção de atividades tais como: como gerir uma casa/dinheiro; costurar; trabalho em madeiras, eletricidade, metais; projetos ambientais; como reciclar em casa; robótica; ciência. Claro que já existem projetos ambientais e tecnológicos, mas não chegam da mesma forma a todos os alunos. Para concretizar esta proposta que consta na medida 1, sugerimos que o aluno pudesse escolher três áreas para experimentar ao longo do ano letivo, independentemente da turma, e que a determinada hora no horário semanal pudesse frequentar a atividade e/ou desenvolver um projeto orientado por um professor(a).
Atualmente parece haver um afastamento das pessoas relativamente à política, independentemente da idade. As instituições e a participação democrática é um dos temas, entre muitos, que faz parte do currículo da Educação para a Cidadania. Na prática, a sua abordagem nem sempre responde às dúvidas dos jovens, que continuam na sua maioria a desconhecer o que é e para que serve a política, a diferença entre política e políticas, quais são e como funcionam os órgãos de soberania, as autarquias, o parlamento europeu, etc. A abordagem ao tema deveria estar mais sistematizada e ser definido um ano de escolaridade onde todos os alunos teriam oportunidade de ver esclarecidas as suas dúvidas sobre política.
Apesar de haver associações culturais, desportivas, humanitárias, de defesa do ambiente, de estudantes e outras, o associativismo não parece cativar muita gente para as suas causas, meso para as que estão próximas das pessoas. Por outro lado, muitas associações subsistem da boa vontade dos associados e das suas contribuições. A atribuição de prémios monetários como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, poderia dar mais visibilidade ao trabalho desenvolvido por estas associações e ajudá-las a melhorar o seu desempenho.


Medidas Propostas
  1. Ter uma escola onde se trabalhe a resolução de problemas quotidianos, de forma mais prática para preparar os alunos para a idade adulta.
  2. Ensinar política aos jovens.
  3. Atribui prémios monetários a atividades promovidas no âmbito do associativismo.