PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica de Frazão, Paços de Ferreira
Exposição de motivos
1ª - A organização curricular, na nossa opinião, deveria sofrer algumas alterações. Tendo por base que a mudança do primeiro para o segundo ciclo realiza-se de forma repentina e agressiva, numa idade ainda muito jovem. É uma transição para uma realidade com mais disciplinas, mais professores, maior carga horária e o grau de maturidade pouco ou nada muda. Desta forma, na nossa opinião, o primeiro ciclo deveria manter-se até ao atual 6º ano, visto que aí os alunos já apresentam maior maturidade para progredir de nível. No que se refere ao novo segundo ciclo, o currículo, deveria ser modificado. Como tal, devia haver menos disciplinas ou as mesmas podiam agrupar-se e as restantes deveriam ser opcionais. A saber: Obrigatórias e/ou agrupadas: Português, Matemática, Inglês, Geografia/História, Ciências Naturais/Físico-Química, Educação Física e TIC – as restantes seriam opcionais (Artes, Cidadania, outras línguas…)2ª - Hoje em dia, um dos grandes problemas que os alunos do 3° ciclo enfrentam é a decisão da profissão que irão exercer enquanto adultos! Por isso, propomos que sejam adotadas medidas que permitam que os jovens alunos, desde o sétimo ano, experimentem por uma semana trabalhar numa possível profissão. Desta forma, os alunos terão mais oportunidade de se apropriar nas suas escolhas do futuro. Com esta proposta, conseguimos ainda, estabelecer contacto com a realidade de trabalho que não é possível em meios desfavorecidos.
3ª - Os alunos detêm com uma sobrecarga enorme de trabalhos e tarefas fora do contexto de sala de aula, levando a uma diminuição do tempo livre, disponível para outras atividades que podem ser importantes para o desenvolvimento social e pessoal do aluno.
Achamos que deve ser dado ao aluno a autonomia e a liberdade de escolha , se quer ou necessita de investir naquele ou noutro conteúdo. O professor, deve assim, orientar o estudo, deixando ao critério do aluno se realiza ou não o mesmo. A aplicação dos TPC pode criar injustiças e desigualdades ao nível das aprendizagens, visto que alguns alunos têm mais ajudas e outros não dispõem de recursos pessoais e financeiros para tal.
Medidas Propostas
- Alterar a organização curricular do ensino básico em 2 ciclos, com alteração da matriz curricular.
- Introdução de uma semana de prática profissional, nos últimos três anos de escolaridade do ensino básico.
- Eliminar/suprimir os trabalhos de casa.