PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Nova Encosta


Exposição de motivos
Tendo em conta a temática do Parlamento Jovem "Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa" as medidas desenvolvidas têm em conta a integração de novas temáticas abrangentes para os alunos, a integração de diversas culturas e heterogeneidade nas escolas e o envolvimento dos alunos nas tomadas de decisão no meio escolar tornando-os mais críticos, reflexivos e participativos.

Neste sentido, a primeira medida visa criar workshops com diversas temáticas, tais como culturais, financeiras e profissionais que têm como objetivo tornar os alunos mais conhecedores do mundo que os rodeia e por isso, mais participativos e reflexivos relativamente às suas decisões enquanto pessoas e cidadãos ativos com capacidade de tomar decisões fundamentadas e conscientes. Estes workshops será realizados durante em tempo letivo e são associados às diferentes disciplinas tendo em conta a sua temática.

A medida número dois permite que os alunos se sintam parte integrante do contexto escolar e por isso, estejam atentos e sejam reflexivos relativamente às necessidades e melhorias da escola. Neste sentido, os alunos de cada turma poderão refletir sobre as suas preocupações no contexto escolar e por sua vez, discuti-las com os restantes representantes do contexto escolar. Esta medida permitirá tornar os alunos mais críticos e participativos.

Por fim, a última medida vem mais uma vez reforçar a importância do bem-estar dos alunos no contexto escolar e no seu dia-a-dia. Neste sentido, estes rastreios irão permitir compreender os alunos de uma forma mais integradora e posteriormente, cada aluno em grupo e/ou individualmente poderá ser ouvido pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e pelos seus colegas (caso se considere fazer intervenção em grupo) de forma a que se sintam ouvido, integrado e dotado de mais estratégias para conseguir lidar com as diversas situações e com a integração em diversos contextos.


Medidas Propostas
  1. Criação de workshops temáticos. Estes workshops serão realizados em parceria com diversas disciplinas tendo em conta a sua temática. Algumas das temáticas serão literacia financeira, finanças e mercado de trabalho.
  2. Criação de assembleias de alunos. Estas assembleias seriam constituídas pelo delegado e subdelegado de cada turma que terão a responsabilidade de evidenciar as problemáticas de cada turma. Em assembleia, os alunos poderão votar sobre as propostas mais ajustadas para discutir com o diretor da escola.
  3. Desenvolver rastreios para todos os alunos com o intuito de identificar os alunos que não se sentem integrados e/ou inseridos nos contexto escolar. Posteriormente, em grupo e/ou individualmente serão desenvolvidas reuniões de desenvolvimento de estratégias de modo a se conseguirem integrarem-se no contexto turma/escola.