PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos
Exposição de motivos
O tema trabalhado este ano no Programa Parlamento dos Jovens, “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa”, levou-nos a refletir não só nas conquistas que Abril nos proporcionou, nomeadamente ao nível da Educação, mas também na Escola que queremos frequentar e que devemos ser mais participativos e ter uma voz mais ativa.Na nossa opinião, a Escola deve ser um local inclusivo, onde todos os alunos se sintam integrados e que tenham os mesmos direitos. No entanto, a nossa experiência diz-nos que nem todos os alunos se sentem assim e que alguns têm dificuldades em se enturmar. Por este motivo, propomos a criação de um grupo de alunos que ajudasse os alunos estrangeiros e os mais novos a integrarem-se na escola. Este seria um programa voluntário, em que os mais velhos ajudariam os alunos que entram no início e a meio do ano na escola. Mostrariam as salas, a cantina e prestavam apoio em tudo o precisassem. Esta seria uma estratégia para os alunos se sentiram não só mais esclarecidos, mas também mais integrados e acarinhados.
A Escola deve-nos preparar não só do ponto de vista académico, mas também deve-nos dar ferramentas para lidar com o nosso futuro. No nosso ponto de vista, sentimos que não vamos bem-preparados, não sabemos como gerir dinheiro, como se pede um empréstimo bancário, algo que no nosso ponto de vista é muito importante. Também sentimos que existem alunos que não sabem como funciona a sua vida sexual e que têm algumas dúvidas pois nem todos os pais e encarregados de educação têm abertura para falar nesse assunto. Assim, propomos a criação de duas disciplinas de caráter facultativo que seriam Educação Sexual e Educação Financeira. A disciplina de Educação Sexual ajudaria os alunos a tirarem todas as dúvidas sobre a vida sexual e amorosa de cada um e a Educação Financeira teria como objetivo prepará-los para uma vida futura, ondem aprendessem a gerir o dinheiro e um dia mais tarde terem noção da sua vida financeira.
Todos os alunos deveriam ter acesso às mesmas condições para obter bons resultados escolares e para ultrapassar as suas dificuldades, mas infelizmente isto não acontece. Outro aspeto que nos preocupa é o facto de a maioria das nossas escolas apenas oferecerem apoio às disciplinas de português e matemática. Neste sentido, propomos a criação de uma sala que seria designada pelo nome de “Sala de Estudo”, que serviria para os alunos tirarem dúvidas sobre as várias matérias e disciplinas. Este espaço ajudaria os alunos com todas as dúvidas que tivessem e seria muito útil pois nem todos os pais têm condições financeiras de pagar um explicador ou uma sala de estudos. A sala teria cadernos de atividades, mesas, cadeiras, um quadro para o professor escrever e esclarecer as dúvidas e algum material básico. O motivo que nos levou a propor esta medida foi as diferentes classes sociais dos alunos, achamos que todos devem ter direito ao mesmo ensino e nem todos têm essa possibilidade por causa da sua condição.
Medidas Propostas
- Criação nas escolas de um grupo de alunos de 9.º ano que ajude os alunos estrangeiros ou os mais novos a integrarem-se.
- Implementação nas escolas da opção das disciplinas de Educação Financeira e Educação Sexual.
- Criação de uma sala de estudo a todas as disciplinas e distribuída por vários horários letivos.