PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Irmãos Passos, Guifões, Matosinhos


Exposição de motivos
O tema trabalhado este ano no Programa Parlamento dos Jovens, “Viver Abril na Educação: Caminhos para uma Escola Plural e Participativa”, levou-nos a refletir não só nas conquistas que Abril nos proporcionou, nomeadamente ao nível da Educação, mas também na Escola que queremos frequentar e que devemos ser mais participativos e ter uma voz mais ativa.
Na nossa opinião, a Escola deve ser um local inclusivo, onde todos os alunos se sintam integrados e que tenham os mesmos direitos. No entanto, a nossa experiência diz-nos que nem todos os alunos se sentem assim e que alguns têm dificuldades em se enturmar. Por este motivo, propomos a criação de um grupo de alunos que ajudasse os alunos estrangeiros e os mais novos a integrarem-se na escola. Este seria um programa voluntário, em que os mais velhos ajudariam os alunos que entram no início e a meio do ano na escola. Mostrariam as salas, a cantina e prestavam apoio em tudo o precisassem. Esta seria uma estratégia para os alunos se sentiram não só mais esclarecidos, mas também mais integrados e acarinhados.
A Escola deve-nos preparar não só do ponto de vista académico, mas também deve-nos dar ferramentas para lidar com o nosso futuro. No nosso ponto de vista, sentimos que não vamos bem-preparados, não sabemos como gerir dinheiro, como se pede um empréstimo bancário, algo que no nosso ponto de vista é muito importante. Também sentimos que existem alunos que não sabem como funciona a sua vida sexual e que têm algumas dúvidas pois nem todos os pais e encarregados de educação têm abertura para falar nesse assunto. Assim, propomos a criação de duas disciplinas de caráter facultativo que seriam Educação Sexual e Educação Financeira. A disciplina de Educação Sexual ajudaria os alunos a tirarem todas as dúvidas sobre a vida sexual e amorosa de cada um e a Educação Financeira teria como objetivo prepará-los para uma vida futura, ondem aprendessem a gerir o dinheiro e um dia mais tarde terem noção da sua vida financeira.
Todos os alunos deveriam ter acesso às mesmas condições para obter bons resultados escolares e para ultrapassar as suas dificuldades, mas infelizmente isto não acontece. Outro aspeto que nos preocupa é o facto de a maioria das nossas escolas apenas oferecerem apoio às disciplinas de português e matemática. Neste sentido, propomos a criação de uma sala que seria designada pelo nome de “Sala de Estudo”, que serviria para os alunos tirarem dúvidas sobre as várias matérias e disciplinas. Este espaço ajudaria os alunos com todas as dúvidas que tivessem e seria muito útil pois nem todos os pais têm condições financeiras de pagar um explicador ou uma sala de estudos. A sala teria cadernos de atividades, mesas, cadeiras, um quadro para o professor escrever e esclarecer as dúvidas e algum material básico. O motivo que nos levou a propor esta medida foi as diferentes classes sociais dos alunos, achamos que todos devem ter direito ao mesmo ensino e nem todos têm essa possibilidade por causa da sua condição.


Medidas Propostas
  1. Criação nas escolas de um grupo de alunos de 9.º ano que ajude os alunos estrangeiros ou os mais novos a integrarem-se.
  2. Implementação nas escolas da opção das disciplinas de Educação Financeira e Educação Sexual.
  3. Criação de uma sala de estudo a todas as disciplinas e distribuída por vários horários letivos.