PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica de Custóias, Matosinhos
Exposição de motivos
Ao longo desta nossa caminhada no Programa Parlamento dos Jovens aprendemos que a chegada da democracia a Portugal teve um forte impacto no sistema de educação. O país diminuiu a iliteracia e desenvolveu novas competências nos seus alunos que têm como referência os direitos humanos, mais concretamente, os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. No entanto, novos desafios se colocam e , entre eles destacamos a Orientação Vocacional que deveria ser um processo contínuo e integral, com o principal objetivo de preparar o adolescente para uma escolha consciente relativa ao seu futuro, quer seja escolar ou profissional.No nosso ponto de vista, um dos problemas que marca a atualidade da educação em Portugal é o facto de os alunos se sentirem muito inseguros quando, no nono ano, têm de optar por uma área de estudos. No nosso entender, os resultados do ensino secundário seriam bem melhores se os alunos, ao longo do 3.º ciclo, tivessem uma efetiva orientação de carreira, com apoio de psicólogos, visitas a empresas, universidades, participação em palestras, participação em pequenas oficinas direcionadas para algumas áreas vocacionais, entre outros.
A adaptação do sistema de ensino ao perfil do aluno do século XXI é de extrema importância, para isso, pensamos que as aulas poderiam ser mais dinâmicas, com recurso a mais ferramentas digitais, a escola deveria promover mais visitas de estudo assim como a interação entre os alunos. A redução da carga horária, a maior utilização dos livros digitais (para reduzir o peso das mochilas); repensar a marcação de testes (testes das ciências exatas numa semana e testes das línguas e humanidades noutra semana), seriam outras medidas que, na nossa opinião, iriam fazer face à crescente falta de interesse nas aulas por parte dos alunos.
Por outro lado, estas medidas pretendem responder a outro dos problemas que enfatizam a educação portuguesa, que é a quebra nos resultados escolares dos alunos ( Relatório PISA 2023).
O estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), realizado em 2022, dá conta de um declínio “sem precedentes” no desempenho médio dos alunos a matemática, ciências e leitura em Portugal .
Acreditamos que um dos problemas é o facto de muitos jovens não terem a capacidade de estudar sozinhos, assim, os alunos mais novos poderiam candidatar-se ao sistema de Apadrinhamento , onde os “padrinhos” seriam os alunos mais velhos que acompanhariam e auxiliariam os mais novos no seu percurso escolar e pessoal,isto é , dar-lhes-iam apoio escolar e serviriam de modelos pessoais. Esse apoio seria feito em salas apropriadas, confortáveis e apetrechadas para o efeito.
Medidas Propostas
- Implementação de orientação vocacional ao longo de todo o 3º ciclo.
- Adaptação do modelo de ensino ao perfil do aluno do século XXI.
- Combater o insucesso escolar através de um sistema de Padrinhos.