PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Moreira da Maia, Maia


Exposição de motivos
A mobilidade desempenha um papel fundamental numa escola inclusiva, pois garante que todos os alunos tenham igualdade de acesso à educação e participação na comunidade escolar. A inclusão na educação é um princípio que reconhece a diversidade e valoriza as diferenças individuais, independentemente de raça, género, origem étnica, competências ou limitações físicas. Nesse contexto, a mobilidade desempenha um papel essencial por várias razões.
A adesão da escola ao Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica tem-nos levantado vários problemas:
A avaliação pedagógica parece ter-se tornado uma preocupação central dos nossos esforços e sentimo-nos sob pressão constante para alcançar altos padrões e bons resultados.
Este tipo de avaliação parece-nos demasiado padronizada, com base em domínios que podem nem sempre refletir uma visão global das aprendizagens, mas sim focar-se apenas em aspetos específicos do currículo.
Ora o foco excessivo nos resultados parece ter como consequência principal um sistema educativo que valoriza mais a avaliação formal que a compreensão real e as aprendizagens significativas ou ainda o empenho, a participação e o comportamento dos alunos em contexto de sala de aula.
Os jogos interturmas desempenham um papel significativo no desenvolvimento dos alunos em vários aspetos: promoção da saúde e bem-estar; desenvolvimento de competências motoras; trabalho em equipa e cooperação; inclusão; desenvolvimento emocional e resiliência; promoção de valores éticos, de saber ser e saber estar.


Medidas Propostas
  1. Melhorara as acessibilidades para os alunos com dificuldades motoras e visuais.
  2. Não ao Projeto Maia.
  3. Concretização dos jogos interturmas.