PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de S. José de Bairros


Exposição de motivos
1.O ensino da literacia financeira aos jovens possui uma relevante importância, uma vez que proporciona capacidades e conhecimentos cruciais para lidar eficazmente com questões financeiras ao longo da vida. A importância deste tipo de educação assenta nos seguintes princípios: tomada de decisões acertadas; prevenção do futuro endividamento excessivo; desenvolvimento de hábitos financeiros corretos; sensibilização acerca do valor do dinheiro; preparação para dificuldades económicas; promoção da Independência Financeira; contribuição para o Bem-Estar Geral e diminuição da desigualdade financeira. Ao integrar a literacia financeira no currículo educacional, é proporcionado aos jovens a possibilidade de desenvolver diversas habilidades necessárias para enfrentar os desafios financeiros do mundo real e alcançar um futuro financeiramente estável. Este conhecimento não apenas beneficia os indivíduos, mas também contribui para uma sociedade mais resiliente e equitativa.
2.A implementação de diferentes instrumentos de avaliação de forma efetiva, que vai além da teoria e valoriza diversas formas de aprendizagem e habilidades, é crucial por múltiplas razões, como: reconhecimento da diversidade de aptidões do aluno; estímulo à participação ativa; preparação para dilemas do mundo real; desenvolvimento de competências para além do conhecimento teórico; personalização dos processos de aprendizagens; foco na aplicação dos conhecimentos e promoção da equidade. Em suma, a implementação efetiva de diferentes instrumentos de
avaliação é crucial para a criação de um ambiente educacional mais inclusivo, motivador, participativo e preparado para o desenvolvimento de não apenas o conhecimento académico, como também de habilidades práticas e socio emocionais necessárias para a obtenção de sucesso na
vida pessoal e profissional.
3. Criar em cada escola uma associação exclusiva para assuntos do ramo escolar e para os alunos. Os alunos de cada escola com propostas deverão apresentá-las à associação, aquelas serão trabalhadas e organizadas, sendo posteriormente apresentadas à direção da escola pelo representante da associação. Os temas trabalhados pela associação deverão ser conscientes e apenas para o benefício dos alunos. Os cargos de cada associação de estudantes serão: Presidente/Representante da associação – este cargo será responsável por aprovar as propostas e apresentá-las à direção; Vice-Presidente – este cargo será responsável pela produção dos textos que expliquem cada proposta, (por ex.: atividade, data, lugar, custo, meios de transporte, alunos e docentes envolventes, etc.), que será apresentado pelo Presidente; Secretário/a- este cargo será responsável pela seleção das propostas dadas pelos alunos, passando depois essa seleção ao Vice-Presidente. Estes cargos serão eleitos/as pelos/as estudantes da escola do 2º ciclo ao secundário, com uma eleição para cada cargo.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma disciplina dedicada ao ensino da literacia financeira aos jovens.
  2. Implementação de diferentes instrumentos de avaliação de forma efetiva e não apenas na teoria e que valorizem diferentes formas de aprendizagem e habilidades.
  3. Criação de uma associação de estudantes.