PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato Camões


Exposição de motivos
De forma a contribuir para uma escola mais plural e participativa, propomos, através da primeira medida, a criação de sessões de orientação e mentoria para alunos menos experientes de forma a contribuir para um ambiente escolar mais leve. Estes programas seriam feitos por alunos mais experientes de forma a orientar alunos mais novos e dar a entender o que os espera no seu futuro académico. Estas sessões seriam direcionadas, principalmente, para alunos que estariam em transição para o ensino secundário, tendo em conta que é uma mudança importante e muitas vezes stressante para os alunos. Estas sessões estariam sob a responsabilidade dos alunos do 12º ou 11º anos, considerando a disponibilidade dos mesmos. Assim, pensamos que podemos estabelecer um ambiente escolar mais leve e esclarecedor.
Também, propomos, através da segunda medida, a disponibilização de oportunidades de desenvolvimento de eventos ou clubes relacionados com vários temas. Esta medida contribuiria, fundamentalmente, para aumentar a liberdade dos alunos e para lhes oferecer oportunidades de explorar novas áreas e/ou aprofundar interesses já existentes, através da criação de eventos como feiras, festivais, palestras, jogos, entre outros, com objetivo explorar ou aprofundar temas, isto pode usar disciplinas já existentes.
Por fim, através da terceira medida, propomos a criação de espaços de diálogo aberto e sugestões para possíveis mudanças na escola, entre professores e alunos, de forma a criar-se um ambiente de maior partilha e de proximidade entre a comunidade escolar. Estes espaços, poderiam ou não ser agendados, de acordo com a disponibilidade dos intervenientes, e seriam de curta duração.


Medidas Propostas
  1. Criação de programas de mentoria.
  2. Promoção de eventos/clubes recreativos.
  3. Criação de sessões de debate e de diálogo.