PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de S. Lourenço, Portalegre


Exposição de motivos
Uma vez que a escola não contempla nos seus currículos o desenvolvimento, por parte dos jovens, de atividades mais práticas, é importante dinamizar projetos que os preparem para os assuntos cívicos a que estarão expostos, desde a renovação de um cartão de cidadão, à abertura de uma conta bancária, à marcação de consulta médica...

Numa altura em que cada vez mais os jovens são marcados pelo individualismo, não há convívio regular entre as várias gerações, a participação da comunidade escolar em ações de voluntariado e a sua ida a várias instituições locais permitirá o convívio entre gerações, ter noção do dia-a-dia de quem lá vive e trabalha, promovendo a aprendizagem de todos, quebrando barreiras entre os jovens e a sociedade em que se encontram integrados.

Embora muitas escolas tenham sido obrigadas a ter equipamentos que permitam o acesso a alunos com mobilidade reduzida, em muitas, estão danificados ou não estão devidamente ajustados à realidade local. Assim, é urgente que esta situação seja regularizada, pois, em pleno século XXI, é inadmissível que haja quem seja excluído do ambiente escolar devido à sua condição física debilitada.


Medidas Propostas
  1. Dinamizar projetos acerca de assuntos cívicos da vida adulta a pôr em prática numa sociedade democrata.
  2. Desenvolver atividades de voluntariado em associações locais, integrando e promovendo o convívio entre a comunidade escolar e a sociedade local.
  3. Dotar as escolas com equipamentos que permitam o fácil acesso de todos os alunos a todas as zonas dos edifícios.