PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre


Exposição de motivos
Relativamente à nossa primeira medida, propomos a criação da figura do Provedor das crianças e jovens, uma vez que após o 25 de abril de 1974, surgiu a figura do Provedor de Justiça, como ligação entre as pessoas e o poder. Desde então, diversas empresas e instituições criaram a figura do Provedor, de forma a estabelecer a ligação entre os clientes ou utilizadores com as instituições. Quase todas as grandes empresas têm Provedor do cliente e o Provedor do aluno existe em muitas Universidades e Politécnicos em Portugal.
Quando se comemoram os 50 anos da revolução de abril, nada podia ser mais adequado do que criar uma figura que defenda os valores da liberdade e da igualdade junto dos mais jovens e vulneráveis.

No que concerne a nossa segunda medida, propomos estratégias para evitar e combater a desistência ou abandono escolar precoce.
Em virtude da democratização do ensino introduzida pelo 25 de abril de 1974 e da evolução económica, social e tecnológica dos últimos 50 anos, podemos dizer que hoje todos têm acesso à educação, pilar essencial no desenvolvimento humano e no combate à pobreza e desigualdade social. No entanto, o mundo muda de forma cada vez mais rápida e os interesses das crianças e jovens tornam-se também diferentes, assim como a realidade à sua volta, criando algum distanciamento em relação à forma como o sistema de ensino está organizado.
Propomos por isso, metodologias de ensino/aprendizagem que promovam um papel mais ativo dos alunos, por serem mais motivadoras, bem como a criação de um programa de "Mentores", sendo o mentor um aluno do ensino secundário com bons resultados escolares, que ajuda a integrar os novos alunos.

A nossa terceira medida consiste na criação de atividades extra escolares com vista ao ensino/aprendizagem da língua gestual portuguesa.
No nosso entender, o ensino da língua gestual nas escolas não é apenas uma resposta às necessidades dos alunos não ouvintes, mas também uma oportunidade para que todos os alunos vivenciem a riqueza da diversidade linguística e comunicativa.
Ao aprenderem a língua gestual, os alunos não apenas adquirem uma habilidade valiosa de comunicação, mas também desenvolvem uma compreensão mais profunda sobre as diversas formas de expressão humanas.
Ao relacionar esta iniciativa com os valores de abril de 1974, reforçamos a importância da liberdade e da igualdade na sociedade, ao proporcionar oportunidades de aprendizagem inclusivas, moldando, deste modo, uma sociedade mais justa e igualitária.


Medidas Propostas
  1. Estabelecer a figura do Provedor da Criança e do Jovem, como entidade independente, a funcionar em articulação com a Provedoria da Justiça.
  2. Combater a desistência escolar precoce e promover a recuperação das aprendizagens dos alunos.
  3. Criar atividades extra escolares onde se aprenda a língua gestual portuguesa, com o intuito de promover e melhorar a inclusão de todas as crianças e jovens não ouvintes.