PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica n.º 1 de Montargil, Ponte de Sôr


Exposição de motivos
Viver abril na educação, tendo sempre em mente uma escola plural e participativa, remete-nos de imediato para a primeira medida proposta - prevenir a ditadura. Recriando os contornos históricos dessa época, pretende-se não deixar cair no esquecimento aquilo que é memória da história nacional.
De modo a criarmos um caminho efetivo para uma escola plural e participativa, propusemos a medida dois - promover a verdadeira inclusão escolar e profissional. Para ultrapassarmos os horrores do passado, pretendemos traçar um caminho mais inclusivo no percurso escolar e profissional, articulando entre meio escolar e meio laboral mecanismos que permitam um futuro mais autónomo. Este caminho leva-nos à terceira medida - investir numa educação de qualidade. Sem profissionais que sejam científica e pedagogicamente qualificados dificilmente teremos a escola plural e participativa que o 25 de abril permitiu.


Medidas Propostas
  1. Prevenir a ditadura: promover ações de sensibilização com fontes orais ativas e/ou historiadores, recriando um dia da vida escolar durante o período da ditadura, para que não se deixe cair no esquecimento este período conturbado da história nacional e que alerte para o crescimento de determinadas ideologias políticas.
  2. Promover a verdadeira inclusão escolar e profissional: criar mecanismos e estratégias reais para que os alunos com Necessidade Educativas Especiais ingressem no mercado de trabalho após conclusão do seu percurso escolar.
  3. Investir numa educação de qualidade: valorizar a carreira docente e a obrigatoriedade de profissionais com formação científica e pedagógica adequada.