PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa


Exposição de motivos
1. Cada vez mais Portugal é um país de imigração. O número de imigrantes que diariamente entram em Portugal tem vindo a aumentar e com eles, vêem as famílias, muitas delas com jovens em idade escolar. A escola deve por isso ser um local de hospitalidade, recebendo estes jovens, acolhendo-os e auxiliando a sua integração na sociedade. Toda a comunidade escolar deve ser capaz de valorizar a diferença e a diversidade e promover a integração cultural e social destes alunos, educando para a inclusão. Só assim se poderão evitar comportamentos de xenofobia e de preconceito. Só através de uma boa inclusão será possível tirar partido do multiculturalismo que estes jovens trazem. Para haver interculturalidade, tem de haver recetividade.

2. Aos jovens é solicitado, cada vez mais, capacidade de analisar e questionar criticamente a realidade, selecionar informação, identificar problemas e sugerir resoluções. É-lhe solicitada uma cidadania ativa e responsável. No entanto, será que essas ideias são compatíveis com o espaço que lhes é assegurado?! Será que os escutam quando tomam decisões que vão influenciar o seu futuro?! É nesse sentido que estes gostariam de ser integrados nos processos de tomada de decisão, que, em certa medida, poderão vir a ter um enorme impacto no seu futuro.


Medidas Propostas
  1. Criar Comités de inclusão para integrar todos os alunos com nacionalidades, religião, cultura e/ou hábitos de vida diferentes, que implementará medidas concretas e individualizadas de inclusão na escola.
  2. Criação de mecanismos, geridos pelo ME, de consulta à população estudantil, através de referendos e/ou outras medidas, sobre a tomada de decisão de medidas/leis relacionadas com as políticas educativas que influenciam o futuro dos jovens.
  3. Não houve consenço. Votaram por só levar 2 medidas.