PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Gavião


Exposição de motivos
As medidas propostas são fundamentadas na promoção ativa, na valorização da autonomia estudantil e na construção de uma escola plural e participativa, alinhada aos ideais de abril, tema central do Parlamento dos Jovens 2023/2024.
As nossas propostas procuram promover uma escola que não apenas reconheça, mas celebre a diversidade, proporcionando um ambiente inclusivo e enriquecedor para todos os estudantes, ou seja, uma escola plural e inclusiva.
A melhoria dos recursos tecnológicos e a infraestrutura da internet está, intrinsecamente, ligada à necessidade de proporcionar uma educação mais eficiente, inclusiva e alinhada aos princípios de uma escola mais plural e participativa. Esta medida é estratégica para garantir que a instituição Escola proporcione uma educação de qualidade e equitativa, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes no contexto atual.
Defendemos ainda a criação de mecanismos que possam dar continuidade e incentivem a participação ativa dos alunos na gestão escolar, proporcionando espaços e momentos para que expressem as suas opiniões, ideias e necessidades. Esta medida visa promover uma cultura de diálogo e participação, contribuindo para uma “Escola que reflete e se Constrói a i própria”.


Medidas Propostas
  1. Dinamização de sessões, direcionadas a toda a comunidade, no âmbito da língua gestual e de braile.
  2. Acesso, em ambiente escolar, a equipamentos tecnológicos de qualidade.
  3. Continuidade e progresso na implementação de Dar Voz aos Alunos e maior participação nos diferentes órgãos escolares.