PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica da Bobadela, Loures


Exposição de motivos
A «Exposição de Motivos» do Projeto de Recomendação da Escola passou pelos seguintes argumentos de defesa, das medidas aprovadas:
- Para tornar a escola mais plural e participativa achamos muito importante dar “Voz” aos alunos, pois estes são os principais beneficiários de tudo o que se passa na escola. Ora se a escola é para os alunos, estes devem ser ouvidos e devem ter direito a votar, sobre os assuntos que envolvam mudanças na educação e na escola, como por exemplo a partilha de WC e também os exames online. Os alunos devem ter uma palavra sobre estes e outros assuntos. A escola e o Ministério da Educação devem prestar mais atenção aos alunos, ouvi-los, já que são estes que vão usufruir dessas mudanças, portanto devem ser ouvidos.
- Apesar de haver várias sessões na escola no âmbito da Cidadania e da Saúde, consideramos que não são as suficientes, por isso consideramos que os temas do bullying, racismo, xenofobia, homofobia, transfobia, educação sexual, devem também ser abordados nas várias disciplinas e a serem tratados com mais frequência em todos os ciclos escolares. Consideramos que no primeiro ciclo é essencial fazer a abordagem da educação sexual, mas como forma de prevenção.
- Na escola existem muitos projetos e atividades, mas pensamos ser urgente a existência de workshops, com atividades práticas, pois é essencial ensinar os alunos a prepararem-se para os problemas do quotidiano, aprendendo a fazer coisas práticas e mais dinâmicas, por exemplo, a preencher formulários, a elaborar o currículo, ou seja “aprender a fazer”. Com estas mudanças caminhamos para uma transformação na educação, tornando a escola mais plural e participativa.


Medidas Propostas
  1. Os alunos devem ter direito a dar a sua opinião, a serem ouvidos e a votar, sobre assuntos que envolvam mudanças na educação/escola (por exemplo: a partilha de WC e dos exames online).
  2. Abordar o bullying, racismo, a xenofobia, a homofobia e a transfobia, a educação sexual, além de outras temáticas nas diversas disciplinas. Já na educação sexual, queremos que seja abordada em todos os ciclos escolares e com mais frequência (no primeiro ciclo, abordar os assuntos como a prevenção de abusos).
  3. Um dia por mês workshops sobre questões do quotidiano, como por exemplo: como se compra uma casa, um carro, como se abre uma empresa; como se abre uma conta no banco; o que é o IRS; como se fazem descontos; como se faz um investimento, etc.