PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica de Moinhos da Arroja, Odivelas
Exposição de motivos
Num mundo em constante transformação, o papel das instituições de ensino é crucial na formação de cidadãos capazes de enfrentar os desafios e contribuir para uma sociedade mais inclusiva. O sistema de ensino público em Portugal não é imune a estas mudanças e, por isso, propomos uma série de medidas que respondem de forma proativa às necessidades emergentes dos nossos alunos, buscando a construção de uma escola mais inclusiva e participativa.Vivemos numa era de globalização, caracterizada por migrações que enriquecem a composição das nossas salas de aula. A primeira medida proposta consiste na criação de turmas de língua portuguesa dedicadas exclusivamente a alunos estrangeiros recém-integrados. Este ajuste permitiria que esses alunos dedicassem um ano letivo exclusivamente à aprendizagem da língua portuguesa, promovendo uma rápida assimilação do idioma do país de acolhimento. Esta abordagem não só facilita a integração social e escolar, mas também promove um ambiente de aprendizagem que valoriza a diversidade linguística e cultural.
A segunda medida, que versa sobre a diversificação das ementas nas cantinas escolares, reflete a crescente consciência em torno das diferentes necessidades alimentares dos alunos. Ao oferecer opções vegetarianas, veganas, sem glúten, sem lactose, sem açúcar, entre outras, não estamos apenas a adaptar-nos a preferências individuais, mas também a promover hábitos alimentares saudáveis e conscientes. Garantir que estas opções sejam acessíveis a todos os alunos reforça o compromisso com a igualdade de oportunidades, assegurando que ninguém seja excluído com base nas suas escolhas alimentares ou restrições dietéticas.
A terceira medida, que propõe a oferta gratuita de lanches a todos os alunos de todos os ciclos de ensino, fundamenta-se na compreensão de que a nutrição adequada desempenha um papel crucial no desempenho escolar e no bem-estar geral. Ao eliminar barreiras económicas no acesso a lanches, estamos a criar um ambiente mais equitativo, onde todos os estudantes, independentemente das suas condições financeiras, têm acesso a uma nutrição adequada, promovendo assim uma base sólida para o aprendizagem, desenvolvimento integral e sucesso escolar.
Em síntese, estas medidas não são apenas respostas pragmáticas às mudanças sociais e culturais, mas representam um compromisso ético com a criação de um ambiente educacional que respeita e valoriza a diversidade em todas as suas formas. Ao adotar estas propostas, buscamos construir uma escola que vai além da transmissão de conhecimento, tornando-se um espaço de aprendizagem e convivência, que prepara os alunos para a complexidade e pluralidade da sociedade em que vivemos.
Medidas Propostas
- As escolas deveriam criar turmas de língua portuguesa especificamente para os alunos estrangeiros, que acabaram de ser integrados no país, para que pudessem dedicar um ano letivo apenas à aprendizagem da língua portuguesa (ficando dispensados de frequentarem as outras disciplinas), de modo a dominarem mais rapidamente a língua do país de acolhimento, garantindo a sua integração social e escolar.
- As cantinas escolares deveriam oferecer uma maior diversidade de ementas, nomeadamente vegetarianas, veganas, sem glúten, sem lactose, sem açúcar, entre outras, e estas opções deveriam ser acessíveis a todos os alunos.
- As escolas deveriam oferecer gratuitamente lanches (a meio da manhã ou da tarde) a todos os alunos de todos os ciclos de ensino.