PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas do Cadaval
Exposição de motivos
Uma vez que, este ano, se comemora o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974 e vivemos numa época em que a “liberdade” está em constante perigo, devido à falta de preparação dos jovens para as questões da participação democrática, bem como, devido a uma falta de preparação/conhecimento do referido método, achamos por bem investir no “convívio” entre alunos, de forma a fomentar um maior espírito crítico e cívico. Assim, a nossa escola propõe como medidas:
Medidas Propostas
- Criação de uma nova disciplina para o 3º ciclo, de 45 minutos semanais, designada de Estatuto Social e Governativo, onde será abordado temas como as eleições, o modo como funcionam, e temas do quotidiano da vida adulta, como os impostos. Uma vez por período, neste tempo, seria realizada uma reunião de turma, onde seria abordado um tema atual (surpresa ou não) para ser debatido pelos alunos, como se fossem deputados.
- Palestras trimestrais (uma vez por período) obrigatórias, feitas por professores, profissionais fora da escola ou por alunos do secundário. Nestas palestras, seriam abordados diferentes assuntos que ainda provocam constrangimentos nos alunos (tendo em conta o seu ano de escolaridade), tais como a sexualidade, a interculturalidade, o bullying, entre outros temas pré-definidos pela escola, no início do ano letivo.
- Criação de um projeto inter escolas obrigatório anual, onde 5 a 10 alunos iriam deslocar-se, durantes três dias, para uma escola, com a qual estejam a trabalhar, no projeto. Estes alunos seriam eleitos por requisitos escolhidos por cada escola, pois todas têm maneiras de trabalhar diferentes.