PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Fundação CEBI - Colégio José Álvaro Vidal


Exposição de motivos
No ano em que se assinala os 50 anos da Revolução de Abril e do processo de democratização da sociedade portuguesa, fomos chamados a refletir sobre a problemática da pluralidade e da participação na Escola.
Temos vindo a assistir a uma tendência de ausência de participação dos portugueses nos processos democráticos, por isso, urge motivar os jovens para que desde cedo participem efetivamente nos diferentes momentos/situações de reflexão e participação democrática. A Escola deve, por isso, assumir um papel formativo nesta ação.
Por outro lado, a diversidade de culturas, que encontramos de Norte a Sul do país conduz-nos à necessidade de promoção, entre os jovens, de um sentido verdadeiramente respeitador e inclusivo deste mosaico cultural, que tem sido uma constante de enriquecimento ao longo da nossa História.


Medidas Propostas
  1. Criação de Clubes relacionados com áreas profissionais e/ ou outras temáticas, como política, economia, filosofia, design etc, que de forma prática informem e motivem a escolha das áreas de profissão futura.
  2. Aprofundamento do tema da liberdade nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, trazendo regularmente acontecimentos (recentes ou históricos) que levem os alunos a refletirem, de forma a melhorar o conceito de liberdade e poderem exercê-la com mais consciência e respeito no seu dia-a-dia.
  3. Tornar todos os estabelecimentos escolares mais acessíveis e de fácil deslocação, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida, criando condições de acessibilidade, de forma a que todos possam participar em todos os momentos da vida escolar.