PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre, São Marcos, Sintra


Exposição de motivos
A Escola, não sendo o único, é um lugar privilegiado onde se pode aprender, ensinar, discutir, etc. Prepara-nos para o futuro, ainda que incerto. Serve os alunos. Um clima pouco favorável à aprendizagem e à formação cívica dos alunos acontece, em alguns momentos, em muitas escolas, como consequência das relações disfuncionais entre alunos/as e alunos/as, alunos/as e professores/as e com o mundo exterior. A nossa primeira medida pretende dar resposta a este problema dando oportunidade ao diálogo na procura soluções para os problemas que, de alguma maneira, afetam todos.

A insensibilidade dos alunos em relação à chegada de colegas estrangeiros à Escola, a falta de uma cultura de inclusão e de envolvimento, por parte dos alunos, e o seu afastamento nas escolhas dos problemas/temas na construção da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola são problemas que devemos enfrentar. Desta forma, é nossa vontade participar na organização/construção da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola – segunda medida proposta.
Passamos demasiado tempo na Escola, pelo que não há um equilíbrio saudável entre os estudos, o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida dos jovens. Assim, parece-nos urgente rever a carga horária e o currículo - terceira medida proposta.


Medidas Propostas
  1. Criar um clube de debate interturmas.
  2. Participação dos alunos na construção da estratégia de educação para a Cidadania na escola.
  3. Diminuição da carga horária e reformulação dos currículos.