PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Luís de Freitas Branco, Paço de Arcos, Oeiras


Exposição de motivos
Para a primeira medida defende-se a criação de jogos didáticos, como Kahoots, Quizz, entre outros, que deverão constituir uma forma de competição saudável relativamente e assuntos de matéria política. Estas competições estarão disponíveis para todos os anos de escolaridade, a partir do final do 3º ciclos, ou seja do 9º ao 12 º ano. A dificuldade aumentará conforme a idade e o ano de escolaridade dos alunos envolvidos.
Todas as competições terão prémios, para poder motivar os alunos a participar e a concorrer contra os seus colegas. É de referir que os prémios devem ser atribuídos conforme a dificuldade das provas.
Estas competições irão contribuir para o alargamento dos conhecimento sobre política e serão importantes para enriquecer o currículo dos alunos e ajudando na entrada das universidades e construção de futuras carreiras.

Relativamente à segunda medida, pretende-se que todos os alunos do Ensino Secundário e alunos da faculdade possam frequentar estágios de curta duração, em locais de trabalho relacionados com as diferentes áreas de formação. Isto iria proporcionar aos alunos ferramentas e conhecimentos práticos sobre as suas aprendizagens e um contacto real com o mundo do trabalho.

No que concerne à terceira proposta, pretende-se realizar palestras mensais com personalidades ligadas à vida política, como jornalistas, sociólogos, autarcas, historiadores, entre outros, sobre a vida social e política do passado e do presente, tanto a nível local como também internacional. Defende-se também a visualização de filmes e documentários relacionados com este tema para enriquecer as palestras, que podem ser seguidas por alguns debates na sessão com as personalidades convidadas e envolvidas.


Medidas Propostas
  1. Realização de competições sobre política no final do 3º ciclo e no Ensino Secundário.
  2. Realização de estágios de curta duração para alunos do Ensino Secundário e Ensino Superior nas áreas de formação.
  3. Realização de palestras e debates mensais com personalidades ligadas à política local e internacional.