PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Ribamar, Lourinhã


Exposição de motivos
Com o aumento do número de imigrantes em Portugal nos últimos anos, consideramos fundamental que as escolas tenham uma resposta integradora e eficaz para acolher as crianças e jovens que entram no sistema de ensino português. Constatamos diariamente que estes alunos enfrentam dificuldades, quer a nível da língua, quer a nível dos currículos das disciplinas. Só com maior apoio, a Escola em Portugal será verdadeiramente plural.
Por outro lado, consideramos que a carga horária extensa obriga-nos a passar demasiado tempo na escola, de que resulta cansaço e saturação, dificuldades de concentração e pouco tempo para atividades extracurriculares. A redução da carga horária semanal iria permitir mais tempo para apoios mais individualizados aos alunos com maiores dificuldades, mas também a possibilidade de frequentar outras atividades extracurriculares igualmente enriquecedoras. Por exemplo, teríamos mais tempo para participar em projetos como o Parlamento dos Jovens, Assembleia Municipal Jovem, entre outros. Ou seja, iria contribuir também para uma Escola mais participativa.
Finalmente, é urgente a renovação do material escolar tecnológico, como computadores e tablets, projetores, rede de internet, entre outros. Estas tecnologias permitem diversificar os métodos de ensino e motivam os jovens para a aprendizagem. Contribuem igualmente para uma Escola plural e participativa.


Medidas Propostas
  1. Aumentar os apoios aos alunos estrangeiros recém chegados ao sistema de ensino português.
  2. Reduzir a carga horária semanal.
  3. Renovar o material escolar, em particular material tecnológico.