PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto de Ciências Educativas


Exposição de motivos
A construção de uma escola plural e participativa reveste-se de várias dimensões. Volvidos os 50 anos do 25 de abril de 1974, a instituição escola, é colocada perante novos desafios na sua contemporaneidade. Os atores educativos precisam de consolidar os valores da Revolução de Abril de 1974 para se constituírem elementos de cidadania ativa. A multiculturalidade e a afirmação de valores mais liberais irrompem diariamente nas nossas escolas, precisando alunos e professores de se preparem para esta mudança de paradigma. O conceito de escola inclusiva nunca esteve tão na ordem do dia. O despertar de consciências dos adultos de amanhã para uma participação mais efetiva será sempre um objetivo a alcançar com o projeto final de recomendação da nossa escola. Propomos haver 3 vetores de intervenção: Sala Ecuménica nas escolas , Diversidade e Sustentabilidade nas Ementas Escolares , Projetos de Voluntariado e Intergerações.


Medidas Propostas
  1. Com o intuito de aumentar os processos de integração dos alunos estrangeiros na cultura portuguesa pretende-se a criação de um espaço físico destinado à prática de ritos religiosos e culturais. A possibilidade é de haver um espaço reservado, onde todos os alunos, possam praticar o seu culto/tradições nos intervalos ou na sua hora de almoço, sem se sentirem limitados ou constrangidos. A ideia seria materializar nas escolas o estabelecido no artigo 41º da Constituição.
  2. O crescente número de alunos, professores e auxiliares de ação educativa têm cada vez mais intolerâncias alimentares. Paralelamente a isto, a diversidade religiosa e os adeptos de alimentação saudável, estão a aumentar nas escolas portuguesas. Nesta dimensão deviam ser contemplados ementa que contenham pratos sem glúten, vegetariano, leite vegetal, leite sem lactose, carne Halal, entre outras. Procura-se que o ato de socialização que é a alimentação seja um elemento de integração multicultural.
  3. A comunidades escolares deverão envolver-se na dinamização de ações solidárias. Os projetos a desenvolver devem promover o contacto entre os alunos e os mais necessitados. O âmbito destes projetos deve estar em estreita articulação com as aprendizagens essenciais das disciplinas . O alcance desta medida é procurar dar um sentido prático e de comunidade aos saberes aprendidos na sala de aula. Defendemos os alunos devem ser membros de uma cidadania ativa.